Antônio Brasileiro

ab

Cadeira 21

Patrono: Francisco Bonifácio de Abreu, Barão da Vila da Barra

Fundador: Filinto Justiniano Ferreira Barros

2o. Titular: Estácio Luís Valente  de Lima

3o. Titular: Jorge Amado

4o. Titular: Zélia Gattai Amado

Titular atual: Antônio Brasileiro

Posse em: 10.06.2010

Discurso de posse

Discurso de saudação


Eleito em 8 de julho de 2009, tomou posse em 10 de julho de 2010, no salão nobre da atual sede, sendo saudado por Ruy Espinheira Filho.

Poeta, ficcionista, ensaísta e artista plástico. Cursa primário na cidade natal, Matas do Orobó, no sertão baiano. Muda-se para Salvador aos dez anos, onde continua os estudos. A década de 1960 (dos quinze aos vinte cinco anos) é intensa: entra para a Universidade (Ciências Sociais, estuda nos Seminários de Música, começa a pintar, publica seus primeiros livros, cria as Edições Cordel (Revistas Serial e Cordel), reside por algum tempo no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte (1966/67) e tem poemas publicados na Revista Civilização Brasileira. A partir de 1971 passa a morar em Feira de Santana, onde, dando continuidade ao movimento idealizado com as Edições Cordel, cria e coordena a revista Hera, de poesia, e dezenas de outras publica­ções. Em 1980 sai pela Editora Civilização Brasileira seu primeiro livro de poesia em edição nacional. Conclui o Mestrado em Letras (UFBA, 1982), ingressa, como professor, na Universidade Estadual de Feira de Santana (1993), conclui Doutorado em Literatura Comparada (UFMG, 1999).  Em 2009 é eleito para a Academia de Letras da Bahia. Como pintor, faz parte da chamada Geração 70 de artistas plásticos da Bahia, com quase uma centena de exposições coletivas e individuais.


 

Publicações

Com 24 livros publicados, destacam entre eles Caronte (1995, ro­mance), Antologia poética (1996), A estética da sinceridade (2000, ensaios), Da inutilidade da poesia (2002, ensaio – 2.ed. em 2011), Poemas reunidos (2005) Dedal de areia (2006, poesia) Desta varanda (2011, poesia) e Memórias miraculosas de Nestor Quatorze voltas (2013, novelas e contos).

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s