Aramis Ribeiro Costa

arc

Cadeira 12

Patrono: Miguel Calmon, Marquês de Abrantes

Fundador: Miguel Calmon du Pin e Almeida

2o. Titular: Alberto Francisco de Assis

3o. Titular: Afonso Rui de Souza

4o. Titular: Itazil Benício dos Santos

Titular atual: Aramis de Almada Ribeiro Costa

Posse em: 25.11.1999

Eleito em 26 de julho de 1999, tomou posse em 25 de novembro de 1999, no salão nobre da atual sede, sendo saudado por Hélio Pólvora.

Nascido em Salvador, Bahia, no dia 31 de janeiro de 1950, primeiro dos três filhos do bacharel em Ciências Econômicas Aldegar Ribeiro Costa e da professora Angélica de Almada Costa, Aramis de Almada Ribeiro Costa (Aramis Ribeiro Costa) manifestou a sua vocação para a literatura ainda na juventude.

No Colégio Estadual João Florêncio Gomes, onde fez o ginásio, fundou e dirigiu o jornal mural O Matutino, e ali começou a escrever editoriais e crônicas. Naquele mesmo ano, 1964, foi eleito, por todas as turmas, o orador da solenidade de conclusão do curso ginasial. Participou da Sociedade Civil Hora da Criança — fundada e dirigida por seu tio paterno, o jornalista, educador e cronista Adroaldo Ribeiro Costa. Nessa instituição, após atuação assídua no rádio e no teatro como menino do elenco, integrou a equipe dirigente e coproduziu e coapresentou, ao lado do tio, o famoso programa de rádio da entidade, na Rádio Cultura da Bahia.

Com a morte de Adroaldo, em 1984, foi eleito presidente, cargo que exerceu por um mandato. Aos quinze anos de idade deu início à publicação semanal de fábulas, crônicas e contos na página infantil do jornal A Tarde, colaboração que se estendeu por cerca de doze anos, tendo escrito e publicado, nesse período, quase duzentas histórias infantis, algumas em capítulos, ilustradas pelo desenhista e cartunista russo radicado na Bahia, Nikolai Tischenko. Foi, nessa época, assíduo colaborador de A Tarde também em outras páginas do jornal, com artigos, crônicas, contos e poemas.

De julho de 1993 a julho de 1994 foi articulista do jornal Bahia Hoje. Formado em Medicina pela Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública, em 1974, diplomou-se em Letras Vernáculas com Inglês pelo Instituto de Letras da Universidade Católica do Salvador, em 1987, obtendo pós-graduação em Administração Hospitalar, pela Universidade São Camilo, de São Paulo.

Como médico, especializado em pediatria, tem atuado em hospitais e clínicas de Salvador, havendo exercido a função de diretor-médico do Hospital de Clínicas Salvador Sociedade Civil por seis anos, de 1976 a 1982.

Pertence ao Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (sócio efetivo), à Academia de Letras e Artes do Salvador (membro fundador) e ao Instituto Genealógico da Bahia (membro titular). Foi membro efetivo do Conselho Estadual de Cultura da Bahia, de 2011 a 2013. Presidente da Academia de Letras da Bahia no mandato 2011-2013, foi reeleito para o segundo mandato, 2013-2015.

 

LIVROS PUBLICADOS:

  • Quarto Escuro — (poesias) — Salvador: Empresa Gráfica da Bahia, 1974. Edição esgotada.
  • A Caranguejinha de Ouro — (literatura infantil) — São Paulo: Editora Ática, Coleção Boca de Forno, 1986. 2ª edição, 1997. 3ª edição, 1997.
  • Helena Helena — (literatura infantil) — São Paulo: Editora Ática, Coleção Boca de Forno, 1986. 2ª edição, 2001.
  • O Morro do Caracará — (literatura infantil) — São Paulo: Editora Ática, Coleção Boca de Forno, 1986. 2ª edição, 1994.
  • A Nota de Rosália — (contos) — Salvador: Editora Marfim, 1989.
  • Uma Varanda para o Jardim — (romance) — Salvador: Editora Marfim, 1993.
  • Espelho Partido / Sonetos Escolhidos – 1971/1996 — (poesias) — Salvador: Empresa Gráfica da Bahia / Fundação Cultural do Estado da Bahia, Coleção Editorial Selo Letras da Bahia, 1996.
  • A Assinatura Perdida — (contos) — São Paulo: Iluminuras, 1996.
  • O Mar que a Noite Esconde — (contos) — São Paulo: Iluminuras, 1999.
  • Episódio em Curicica — (novela) — Salvador: Empresa Gráfica da Bahia / Fundação Cultural do Estado da Bahia, Coleção Editorial Selo Letras da Bahia, 2001.
  • Histórias de Bicho — (literatura infantil) — Salvador: Contexto&Arte Editorial, 2001.
  • O Fogo dos Infernos — (novelas) — São Paulo: Iluminuras, 2002.
  • Baú dos Inventados — (contos) — Rio de Janeiro: Imago; Salvador, Bahia: Fundação Cultural do Estado da Bahia, Coleção Bahia: Prosa e Poesia, 2003.
  • Os Bandidos — (contos) — Rio de Janeiro: Imago, 2005.
  • Reportagem Urbana — (contos) — Rio de Janeiro: Imago, 2008.
  • Contos Reunidos — (contos) — Ilhéus: Editus, Editora da UESC, Coleção Nordestina, 2010.

FORA DE MERCADO:

  • Discurso dos Três Amores — (discurso) — Salvador: Academia de Letras da Bahia, 1998.

ORGANIZAÇÃO:

  • Adroaldo Ribeiro Costa / Páginas Escolhidas / 200 crônicas e dois contos / Seleção, Organização e Introdução de Aramis Ribeiro Costa — (coletânea) — Salvador: Secretaria da Cultura e Turismo da Bahia / Conselho Estadual de Cultura, Coleção Memória,1999.

COM OUTROS AUTORES:

  • O Mar na Prosa Brasileira de Ficção — (conferências) — Ilhéus: Editus / Fundação Cultural de Ilhéus, 1999.
  • Brasil 500 Anos / Encontros na Bahia — (conferências) — Salvador: Secretaria da Cultura e Turismo da Bahia / Conselho Estadual de Cultura, 2000.

PARTICIPAÇÃO EM ANTOLOGIAS:

  • O Conto em Vinte e Cinco Baianos — Organização: Cyro de Matos — Ilhéus: Editus, Editora da UESC, Coleção Nordestina, 2000.
  • Antologia Panorâmica do Conto Baiano — Século XX — Organização: Gerana Damulakis — Ilhéus: Editus, Editora da UESC, Coleção Nordestina, 2003.
  • Travessias Singulares — Pais e Filhos — Organização: Rosel Bonfim Soares — São Paulo: Casarão do Verbo, 2008.

Leia também o discurso de posse de Aramis Ribeiro Costa

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s