Cadeira 34
Patrono: Domingos Guedes Cabral
Fundador: José Virgílio da Silva Lemos
2o. Titular: Heitor Pragues Fróes
3o. Titular: Adalício Coelho Nogueira
4o. Titular: Walfrido Moraes
Titular atual: Evelina Hoisel
Posse em: 27.10.2005
Evelina de Carvalho Sá Hoisel nasceu em Salvador-Bahia, em 23 de fevereiro de 1946, filha de João Gonçalves de Carvalho Sá e de Hyldeth Costa de Carvalho Sá. Até os dez anos de idade, morou com os avós paternos, o Cel. João Sá e D. Luzia de Carvalho Sá (D. Lulu), na Fazenda Bela Vista de Brotas, Jeremoabo, no sertão baiano.
Fez o curso de admissão e o ginásio no Colégio Nossa Senhora das Mercês, em Salvador, e o Curso de Secretariado na Fundação Visconde de Cairú. O Curso de Graduação em Letras Neolatinas – Licenciatura (1969) e Bacharelado (1970) – foi realizado na Universidade Federal da Bahia, tendo sido aluna da professora e escritora Judith Grossmann, cuja aulas marcantes despertaram o seu interesse pela área de Teoria da Literatura. O Curso de Mestrado em Letras foi realizado na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1979), sob a orientação do escritor e professor Silviano Santiago. O Doutorado em Teoria Literária e Literatura Comparada foi cursado na Universidade de São Paulo (1996), sob a orientação do professor João Alexandre Barbosa.
É Professora Titular da UFBA, junto ao Departamento de Fundamentos para o Estudo das Letras, no Instituto de Letras, desde 1971, atuando nos cursos de Graduação e de Pós-Graduação do Instituto de Letras – Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística, e da Escola de Teatro – Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFBA.
No Instituto de Letras, foi Coordenadora do Curso de Mestrado em Letras (1984 a 1986; 1986 a 1988); Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística (2006-2008); e, por dois mandatos consecutivos, foi Diretora do Instituto de Letras (1996 a 2000; 2000 a 2004). Foi Editora e Co-editora da revista Estudos Lingüísticos e Literários e é membro do Conselho Editorial de várias revistas acadêmicas, de instituições locais e nacionais (Estudos, Ipotesi, Inventário, Outros Sertões). Foi também Presidente da Associação Brasileira de Literatura Comparada – ABRALIC (1998 a 2000), e Vice-presidente do Seminário Internacional de Estudos Nemesianos (1996 a 2000), órgão cultural envolvendo a Universidade dos Açores/PT, a Universidade de Lisboa/PT e a Universidade Federal da Bahia – Instituto de Letras.
As atividades de pesquisa são desenvolvidas junto ao grupo “O escritor e seus múltiplos: migrações”. Como pesquisadora e professora orientadora dos Cursos de Pós-Graduação – Letras e Teatro, já orientou mais de sessenta estudantes e profissionais em nível de iniciação científica, especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado.
Na Academia de Letras da Bahia, em parceria com outras Instituições do Estado da Bahia, coordenou os seguintes eventos:
Semana Guimarães Rosa (1987).
Oficina amorosa: seminário Judith Grossmann (1991).
Quatro leituras rosianas (1996).
Reinvenções de Rosa – 50 anos de Grande sertão:veredas (2006).
Colóquio Internacional Vieira na Bahia – comemoração do quarto centenário do Pe. Antonio Vieira (2008).
Seminário Myriam Fraga – poesia e memória (2008).
Seminário Helena Parente Cunha – as formas informes do desejo (2009).
Seminário Visitações à obra literária de Judith Grossmann (2011).
Seminário Ruy Espinheira Filho – tempo e poesia (2012).
Discurso de Posse.
Discurso de Recepção.
Livros publicados
-
Supercaos: os estilhaços da cultura em PanAmérica e Nações Unidas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira; Salvador: Fundação Cultural do Estado da Bahia, 1980.
-
A leitura do texto artístico. Salvador: Edufba, 1996
-
Grande sertão: veredas – uma escritura biográfica. Salvador: Academia de Letras da Bahia/ Assembléia Legislativa do Estado da Bahia, 2006.
-
Viagens – Vitorino Nemésio e intelectuais portugueses no Brasil (Org.) Salvador: EDUFBA, 2007.
- As formas informes do desejo: Helena Parente Cunha (Org.). Rio de Janeiro: Editora da Palavra, 2010.
- Poesia e memória: a poética de Myriam Fraga. (Org.). Salvador: EDUFBA, 2011.
- Jorge Amado nos terreiros da ficção (Org.). Itabuna/Salvador: Via Litterarium/Casa de Palavras, 2012.
- Jorge Amado: 100 anos escrevendo o Brasil (Org). Salvador: Casa de Palavras, 2013.
Outras publicações:
Possui diversos capítulos de livros e artigos publicados em periódicos especializados e jornais, cujos títulos podem ser conhecidos acessando-se a Plataforma Lattes (Currículo do Sistema Lattes: www.cnpq.br )