Francisco Senna

CHICO SENNA (I)

Cadeira 24

Patrono: Demétrio Ciriaco Tourinho

Fundador: Luís Pinto de Carvalho

2o. Titular: Luís Menezes Monteiro da Costa

3o. Titular: Renato Berbett de Castro

Titular atual: Francisco Soares de Senna

Posse em: 27.04.2000

Nascido na Cidade do Salvador – Bahia, em 27 de fevereiro de 1952, Francisco Senna é filho primogênito de Renato de Moraes Senna e Almíria d’Araújo Senna. Graduou-se pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFBA em 1977. Realizou Cursos de Especialização em Conservação e Restauração de Monumentos e Conjuntos Históricos na UFBA, em 1982 e na Cidade de Florença – Itália, em 1985.

Foi membro da equipe coordenada pelo arquiteto Paulo Ormindo David de Azevedo, que realizou o Inventário de Proteção do Acervo Cultural da Bahia – IPAC-BA, de 1973 a 1984, obra publicada pelo Governo do Estado da Bahia em 7 volumes, sendo co-autor do último volume.

Foi Pró-Reitor de Extensão da UFBA, de 1991 a 1992, onde exerceu diversos cargos de Chefe de Departamento, Coordenador de Colegiado e Diretor em exercício de Faculdade. De 1995 a 1996 exerceu o cargo de Gerente de Promoção de Investimentos do PRODETUR, na Secretaria da Cultura e Turismo da Bahia.

Foi presidente da Fundação Gregório de Mattos, de 1997 a 2004, e da comissão organizadora das comemorações dos 450 anos de fundação da Cidade do Salvador, em 1999.

Representou a Cidade do Salvador em diversos encontros no Brasil e no exterior: Argentina, Chile, China, Cuba, Espanha, Estados Unidos, França, Itália, Paraguai, Portugal, Japão, especialmente os da União das Cidades Capitais Lusófonas – UCCLA e do Fórum das Cidades Patrimônio Cultural da Humanidade, da UNESCO.

Membro do Conselho de Coordenação da UFBA; do Conselho de Cultura do Estado da Bahia; do Conselho Consultivo do Fórum UNESCO-Bahia; do Conselho Consultivo da Fundação Museu Rodin-Bahia; do Conselho Executivo do Projeto Portal da Misericórdia, da Comissão Gerenciadora do Fundo de Cultura da Bahia e do Programa FAZCULTURA.

Autor do Livro, publicado em 2007, sobre os bairros da Preguiça e Conceição da Praia e de diversos artigos publicados em livros e revistas.

Palestrante, nos idiomas português, inglês e italiano, em diversas instituições no Brasil e no exterior, tendo como tema central a História, Arquitetura e Cultura baianas.

Atualmente é Professor Adjunto do Departamento V da Faculdade de Arquitetura da UFBA, sendo regente da disciplina História e Teoria da Arquitetura Brasileira. É assessor do Presidente do Conselho de Curadores da Fundação Odebrecht, Dr. Norberto Odebrecht.

Francisco Senna é Membro Titular da Academia de Letras da Bahia, onde ocupa a cadeira de número 24, sucedendo o acadêmico Renato Berbert de Castro. Membro da Academia de Letras e Artes Mater Salvatoris, na cadeira de Nossa Senhora Auxiliadora, desde 24 de maio de 2001. Membro Sócio do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia e do Instituto Genealógico da Bahia. Irmão da Santa Casa de Misericórdia da Bahia e da Veneranda Ordem Terceira de São Francisco da Bahia. Membro do Conselho de Cultura da Santa Casa de Misericórdia da Bahia; do Conselho de Cultura da Associação Comercial da Bahia; do Conselho Curador da Fundação Instituto Feminino da Bahia; do Conselho Deliberativo da Fundação Museu Carlos Costa Pinto; do Conselho Deliberativo da Associação Cultural Brasil/Estados Unidos e do Conselho Superior das Faculdades Integradas Olga Mettig.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s