Gláucia Lemos

gl

Cadeira 14

Patrono: Francisco Gonçalves Martins,

Visconde de São Lourenço

Fundador: Bernardino José de Souza

2o. Titular: Alberto Alves Silva

3o. Titular: Edgar Rego Santos

4o. Titular: Raul Batista de Almeida

5o. Titular: Carlos Vasconcelos Maia

6o. Titular: Epaminindas Costalima

Titular atual: Gláucia Lemos

Posse em: 21.10.2010

Gláucia Lemos é graduada em Direito pela Universidade Católica do Salvador (Ucsal) e pós-graduada em Crítica de Arte pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com especialização em Estética. Dedica-se á Literatura e ao Jornalismo como atividades principais.

Estudou Música e Desenho na Escola de Belas Artes da UFBA e Arte em série no Museu de Arte Moderna da Bahia. Por alguns anos ocupou-se de Pintura, logo optando pelo estudo de Filosofia da Arte no que se fixou. Abandonou a profissão liberal para dedicar-se à literatura e ao jornalismo.

Começou em jornal com a coluna “Mesa de chá” no mensário A Bahia, colaborando no tabloide do jornal A Tarde quando dirigido pelo jornalista Claudir Chaves (anos 60). Assinou durante três anos, a coluna “Pelas Universidades”, no antigo Diário de Notícias. Afastou-se da imprensa por alguns anos, voltando a atuar com uma coluna intitulada “De conversa”, no meteórico Jornal da Cidade que teve vida breve.

Entre 1980 e 86, voltou a escrever em jornal, com artigos semanais para a coluna de arte “Painel”, a convite do prof. Herbert Magalhães, por oito anos. Assinou a coluna “Gláucia Lemos” no mensário Jornal das Artes, de Recife, década de 70, e escreveu crítica de arte na Gazeta de Alagoas, entre 1982 e 84. Assinava a coluna quinzenal de artes, “Opinião”, em a Tribuna da Bahia.

Escreveu ensaios, resenhas e matéria literária no Jornal da Crítica, da Associação Brasileira de Críticos de Artes,(SP/UNESCO) e no jornal O Escritor, da União Brasileira de Escritores de São Paulo e colaborou assiduamente em “A Tarde Cultural” do jornal A Tarde, com ensaios de arte e resenhas literárias, como também na revista Iararana e na revista Exu, da Fundação Casa de Jorge Amado.

Implantou o curso teórico de Artes plásticas na Escola de Belas Artes da Fundação Teatro Deodoro de Alagoas, do qual foi coordenadora e no qual lecionou História da Arte I, História de Arte II e Iniciação à Estética, entre os anos 82 e 85. Representou o Museu Antônio Parreiras (RJ) na Bahia a convite do museólogo prof, Augusto Menezes, durante toda a sua gestão.

Após a frequente presença no Concurso Permanente de Contos do Jornal da Bahia, organizado por Adinoel Motta Maia, publicou o primeiro livro de contos em 1979, Era uma vez uma rosa que virou mulher, também ilustrado pela autora, em edição da Fundação Cultural do Estado da Bahia, por incentivo do prof. Carlos Eduardo da Rocha. Foi uma das fundadoras do Clube da Ficção, na década de 80. Entre Em 85 conquistou o Prêmio Cidade do Salvador na Academia de Letras da Bahia, com o romance O riso da raposa, publicado em 88 pela Bibliex Editora (RJ).

Em 1986, teve editado Coração de lua cheia, novela juvenil, pelo IBEP, ao qual se seguiram Um elfo em minha mão (Contexto) selecionado pelo INL- RJ para o programa “A Viagem da Leitura”, com edição especial de 5.000 exemplares, distribuídos pelas bibliotecas do país, e aconselhado para “leitores com experiência de leitura” na obra A Oficina da Palavra (Rosa Riche e Luciane Haddad – Editora FTD).

Em sequência, foram publicados A metade da maçã (Prêmio da Secretaria de Cultura do Recife); Estrela, estrela minha (Prêmio da Secretaria de Estado da Cultura do Maranhão); os infantis A caneta que chorou tinta (Prêmio Monteiro Lobato, da Academia Brasileira de Literatura Infantil e Juvenil – SP ); O menino que acendeu as estrelas e A surpresa atrás da porta na Editora do Brasil(SP). Na Atual Editora (SP) publicou os juvenis As aventuras do marujo verde (23a. edição); A morena Guiomar ( 6a. edição); As novas viagens do marujo verde ( 9a. edição) O marujo verde vai aos Andes ( 5a. edição), e O marujo verde nos mares da Ásia, e Furta-cor e a mochila mágica (5ªedição), adotados em programas de Literatura de 1º grau.

Lançou em 1995 As joias do gnomo (Editora Dimensão – BH), em 1996, Procissão e outros contosO mistério do galeão – infantil (Editora Dimensão – BH), As Chamas da Memória – romance (Editora BDA), Prêmio Graciliano Ramos da UBE-RJ 1990, e As Cartas (Editora BDA-1987). Seguiram-se vários outros, num total de 34 títulos, entre os quais, O poeta da Liberdade, A garota do bugre, Luaral: um mundo absurdo, O cão azul e outros poemas (em 5ªedição) cujos textos estão selecionados para livros didáticos do ensino fundamental por autores de onze editoras como FTD, Didática, Universidade, Atual, Moderna, Positivo, Anglo e outras.

Teve participação nas antologias O conto em 25 baianos, coordenada pelo escritor Cyro de Matos; As palavras conduzem a outras palavras, por José Carlos Barros e Visão panorâmica do conto Baiano do século XX, pela crítica literária Gerana Damulakis. Em 2007 lançou pela Saraiva/Formato o infantil Quem sabe onde mora a lua? 

Foi finalista no concurso João de Barro – 2006, na categoria infanto-juvenil, com o livro Vou te contar, meu camarada, pela editora Dimensão (BH), em 2007, selecionado pelo Programa Nacional de Biblioteca na Escola (PNBE) com edição especial de 20.000 exemplares, em 2008, pelo qual recebeu o Certificado de Altamente Recomendável, da FNLIJ em 2009.

Foi premiada em 2007  no concurso O melhor Livro, da UBE-SP/Scortecci editora, com o romance Bichos de conchas que mereceu resenha crítica do prof. português Manuel Anastácio, crítico de literatura e poeta, professor de Literatura em Guimarães, Portugal.

Em 2010 publicou o livro de poemas Trilha de Ausências, edição comemorativa dos seus 30 anos de Literatura completados em agosto de 2009.

BIBLIOGRAFIA

  • Era uma vez uma rosa que virou mulher – contos – Ed.FCEBA. Esgotado.
  • Coração de lua cheia – novela juvenil – Ed. Cia. Editora Nacional (IBEP) – SP. Idem.
  • Um elfo em minha mão – romance – Ed.Contexto (SP). Premiado pelo INL com edição especial de 5.000 exemplares para distribuição pelas bibliotecas do país.
  • A metade da maçã – romance – Ed.FCEBA/EGBa. Prêmio Espaço e Tempo da Literatura – Sec.Cultura de Recife, 1988.
  • Estrela, estrela minha – novela juvenil – Ed.Editora do Brasil (SP) Prêmio da Sec.Cultura do Maranhão em 1988.
  • O riso da raposa – romance – Ed.Bibliex (RJ). Prêmio da Academia de Letras da Bahia em concurso nacional, 1985.
  • A caneta que chorou tinta – conto infantil. Ed. Academia Brasileira de Literatura Infantil (SP) / Laboratório ACHÉ. Prêmio Monteiro Lobato da Academia. 1989.
  • O menino que acendeu as estrelas – infantil – Ed. do Brasil (SP).
  • A surpresa atrás da porta – infantil – Ed. do Brasil (SP).
  • As aventuras do marujo verde – novela juvenil – Atual Editora (SP) em 21ªedição.. .
  • Novas viagens do marujo verde – 2º vol. da coleção do Marujo Verde – Atual Editora (SP) – 9ª edição
  • A morena Guiomar – novela juvenil- Atual Editora (SP) em 6ªedição – esgotado.
  • O marujo verde vai aos Andes – 3ºvol. da coleção do Marujo Verde – Atual Editora (SP), em 4ªedição.
  • As jóias do gnomo – infantil – Editora Dimensão (BH).
  • Uma aventura no reino dos peixes – infantil – Ed. Bureau – 1997.
  • O mistério do Galeão – idem – Formato Editorial (BH) em 2ªedição.
  • As chamas da memória – romance – Editora BDA (BA). Prêmio Graciliano Ramos da UBE-RJ. 1990.
  • As cartas – romance – Editora BDA (BA).
  • A garota do bugre – novela – Editora Dimensão (BH).
  • O poeta da liberdade – novela comemorativa do centenário de Castro Alves – Editora Dimensão – (BH). Selecionado para Salas de Leitura da Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais.
  • Procissão e outros contos – Selo Letras da Bahia da FCEBA.
  • O marujo verde nos mares da Ásia – 4º vol. da Coleção do Marujo Verde – Atual Editora (SP) – Todos os títulos da coleção do Marujo Verde vem tendo edições sucessivas, motivadas pela franca adoção em escolas do território nacional.
  • O cão azul – poesias infantis – Formato Editorial (BH) – trabalhado no Curso de Literatura da Universidade Estadual de Feira de Santana (Ba), textos extraídos para livros didáticos destinados a Alfabetização na 2ª série. Editoras Universidade, FTD, Atual, Objetiva, entre outras.
  • Furta-cor e a mochila mágica – infantil – Ed.Saraiva / Atual (SP). 6ªedição .
  • Vou lhe contar, meu camarada – juvenil – finalista no concurso João de Barro (BH) – Ed. Dimensão (BH) Selecionado pelo PNBE – Certificado de Altamente recomendável para jovens pela FILIJ.
  • Luaral, um mundo absurdo – novela – Selo Letras da Bahia – FCEBA.
  • Bichos de conchas – romance – Scortecci. Editora – SP -2008.
  • Quem sabe onde mora a lua? – Infantil – Ed.Saraiva / Formato (SP) 2008.
  • Salvador era assim II – Pesquisa histórica dos bairros tradicionais da Cidade do Salvador, seu início e evolução, razão de ser dos nomes pitorescos, etc. Trabalho de redação definitiva em cima da pesquisa realizada pela equipe contratada pelo Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, autor do projeto.
  • Comércio baiano – Pesquisa histórica em torno da parte comercial da Cidade Baixa, em conjunto com Jafé Borges, sob contrato da Associação Comercial da Bahia.
  • O conto em 25 baianos – Participação com mais 24 contistas conterrâneos, da antologia sob coordenação de Cyro de Matos.
  • Panorama da literatura baiana do século XX – Participação – antologia de contos – com outros escritores, sob coordenação de Gerana Damulakis
  • As palavras conduzem a outras palavras – Participação –antologia de contos – coordenação de José Carlos Barros.
  • Trilha de ausências – Poesia – Ed. Empresa Gráfica da Bahia – edição do autor comemorativa dos 30 anos de Literatura
  • A Lua no Coração. Salvador: Ed. Formato/Saraiva, 2012.
  • Marce: espelho chinês. Salvador: Solisluna Editora, 2013.

Discurso de posse.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s