Um projeto exemplar

img13Joaci Góes

A Santa Casa da Misericórdia inaugurou, na última segunda-feira, mais uma unidade escolar, no bairro da Paz, antiga Malvinas, às margens da Avenida Luis Viana Filho, com a presença de muitas personalidades da sociedade baiana. A escola é o desdobramento de um programa iniciado em 2001, por iniciativa do então provedor Álvaro Lemos, agora implementado pelo novo dirigente, José Antônio Rodrigues Alves, sob a liderança da conhecida empresária Lise Weckerle, cuja gestão como presidente da Associação Comercial da Bahia mereceu aplausos unânimes.

Os resultados que vêm sendo ali alcançados, no plano do rendimento escolar dos alunos, com evidentes reflexos na integração da comunidade local com as exigências da cidadania, constituem a vitória de um modelo que precisa e deve ser apoiado para que essa vitoriosa iniciativa se universalize, de modo a habilitar a juventude carente do País acessar os benefícios da sociedade moderna, caracterizada pela preponderância do conhecimento sem o qual o avanço social não é possível.

A fracassada experiência do ensino público fundamental no Brasil em geral, e na Bahia em particular, confere ao vitorioso projeto do bairro da Paz um significado transcendental, na medida em que fornece um modelo educacional que, uma vez estendido às comunidades carentes, oferece a real possibilidade de interromper um processo que realimenta a pobreza, perpetuada pela ignorância crônica.

O processo é simples: professores motivados e bem pagos cuidam de salas de aula, com no máximo vinte alunos, sendo que para o primeiro ano, são destinados dois professores, para assegurar o caráter lúdico do aprendizado, conquistando os jovens infantes para a mágica aventura do conhecimento. As crianças permanecem na escola durante todo o dia, com refeições e muito lazer, incluindo jogos e práticas esportivas. Tudo muito simples, limpo e decente, na linha do preconizado pela Escola Parque de Anísio Teixeira.

A integração da comunidade com o projeto é tamanha que a Santa Casa, a maior proprietária de imóveis em Salvador, só não mantém vigilância nos seis imóveis que abrigam as atividades do programa do bairro da Paz. Os próprios moradores operam espontaneamente como vigilantes. O resultado é a preservação da integridade do patrimônio da Fundação, bem como a redução crescente da criminalidade, como vem sendo destacado pela Secretaria de Segurança Pública que não tem o bairro incluído entre os quinze mais violentos da cidade. Vale destacar que o poder público não concorre com qualquer tipo de ajuda para assegurar a continuidade e expansão de tão promissor programa. Além da Santa Casa, uma das mais antigas ONGs do mundo, as poucas contribuições, que precisam ser aumentadas, provêem do setor privado.

Na medida em que haja o reconhecimento de que fora da educação não há solução possível para os graves problemas de distribuição de renda, violência e corrupção que afetam a sociedade brasileira, programas dessa natureza deveriam servir de base e inspiração para a necessária revolução que urge ser feita na área educacional, de modo a permitir a extinção do apartheid social que infelicita a vida dos brasileiros, fazendo com que as pessoas honradas vivam sitiadas pela bandidagem que avança confiante na impunidade que é, sem dúvida, um dos nossos maiores males.

Entre os que participaram da inauguração da nova unidade escolar, encontrava-se Maria Rita, a superintendente das Obras Sociais Irmã Dulce, que mantém o CESA-Centro Educacional Santo Antônio, em Simões Filho, que tem o ambicioso projeto de transformar-se em modelo educacional do ensino público no Nordeste, até 2015. Só falta o presidente Ângelo Sá dar o OK final a esse projeto que, uma vez, materializado, fará a Santa Irmã Dulce entoar aleluias no céu.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s