EMredando Leituras

II Seminário EMredando Leituras
LEITORES, LIVROS E ESCRITORES:
Promovendo Encontros

EMredando Leituras

Aproximar escritores baianos e suas produções literárias dos leitores das bibliotecas comunitárias de Salvador é um dos principais objetivos do II Seminário da Rede EMredando Leituras. Com a abertura no Cine Cena Unijorge, no dia 21 de outubro de 2011, presença de Ruy Espinheira Filho, Mabel Velloso, Valnei Canônica e Carlos Souza, além de intervenções culturais das bibliotecas comunitárias, o público ainda terá a oportunidade de assistir ao espetáculo “Sargento Getúlio”.

A programação continua cheia de momentos interessantes e enriquecedores durante todo o dia seguinte, 22/10/2011, na Biblioteca Pública da Bahia. Logo após o café literário que dá início às atividades do dia, teremos uma mesa de diálogos sobre A dimensão da literatura na agenda cultural soteropolitana, às 9h.

Para dialogar sobre esse tema, estarão presentes, compondo a mesa: Aramis Ribeiro, presidente da Academia de Letras da Bahia, Ubiratan Castro, diretor-geral da Fundação Pedro Calmon, Cida Fernandes, Coordenadora do Centro de Cultura Luiz Freire, a vereadora Olívia Santana e a gestora institucional da Avante Educação e Mobilização Social, Maria Thereza Marcílio. À tarde, das 14h às 17h, serão oferecidas diversas oficinas ao público.

A EMredando Leituras reúne instituições, de forma democrática e participativa, com o objetivo de fomentar a constituição de leitores em comunidades de baixa renda na cidade de Salvador. Atualmente a Rede EMredando Leituras é composta de 9 instituições de base comunitária: Acredite – Associação de creches e pré-escolas; Associação Sons do Bem – Biblioteca Comunitária Maria Rita Almeida de Andrade; Associação Ideologia Calabar – Biblioteca Comunitária do Calabar; Associação de Moradores Nova Esperança de Ilha Amarela – Biblioteca de Ilha Amarela; Associação de Moradores do Conjunto Santa Luzia – Sala de Leitura Clementina de Jesus; Associação Beneficente Cultural Ugo Meregalli – Biblioteca Comunitária Sete de Abril; Avante – Educação e Mobilização Social; Casa do Sol – Biblioteca de Ítalo e Sofia Centro de Estudos – Biblioteca Comunitária Paulo Freire.

A Rede possui 5.500 leitores registrados nas bibliotecas, com aproximadamente 2.400 participantes regulares das atividades de mediação de leitura e um acervo de mais de 31.000 volumes, sendo a maior parte literatura.

Como uma das ações de formação da Rede EMredando, o Seminário também pretende discutir literatura, mediação de leitura literária e políticas públicas favoráveis à formação de leitor literário. É um evento aberto ao público, dirigido especialmente a mediadores de leitura, leitores frequentadores das bibliotecas comunitárias, bem como a universitários, bibliotecários, professores, escritores e demais interessados por Literatura e formação de leitores.

******

SERVIÇO

O quê: II Seminário EMredando Leituras – LEITORES, LIVROS E ESCRITORES: Promovendo Encontros.

Onde e Quando: Cine Cena Unijorge no dia 21 de outubro de 2011 (14h às 19h) e Biblioteca Pública da Bahia no dia 22 de outubro de 2011 (9h às 18h).

Quanto: Gratuito.

Realização: Rede EMredando Leituras

Contatos:

Kleber Monteiro (71) 8793-1883/ emredandoleituras@gmail.com; kleber.monteiro@yahoo.com.br
Rita Margarete (71) 87236401 / ritamargarete63@gmail.com

Nosso blog: http://emredandoleitura.blogspot.com/

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s