Lançamento de Rubem Braga: um escritor combativo

Por Barbara Coelho

Livro_RubemBraga_UmEscritorComativo_CarlosRibeiroA Academia de Letras da Bahia realizou em sessão especial, no dia 4 de julho, o lançamento do livro Rubem Braga: um escritor combativo – a outra face do cronista lírico, do escritor e acadêmico Carlos Ribeiro.

Em comemoração ao centenário de nascimento de um dos grandes nomes da crônica brasileira, o também cronista Carlos Ribeiro falou sobre a importância do trabalho literário de Rubem Braga (1913-1990). Na ocasião foi realizada uma mesa redonda com a participação da professora do Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia, Antônia Herrera.

Carlos Ribeiro fez a leitura de crônicas inéditas de Braga, destacando o forte teor social e político de uma vertente bastante esquecida de sua obra, analisada em seu livro, publicado recentemente pela editora BookLink. Ressaltou também o lançamento da antologia Rubem Braga, pela “Coleção Melhores Crônicas” da editora Global, organizada pela escritora Edla van Steen, com seleção e prefácio do próprio Ribeiro.

“Os dois livros integram as comemorações pelo centenário de nascimento do autor de Ai de ti, Copacabana, razão pela qual esse evento, na Academia de Letras da Bahia, tem uma grande importância simbólica”, diz o acadêmico.

O evento de final de tarde contou com a participação do ator Laudio Dourado, que declamou a crônica “Recado ao Sr. 903” de Rubem Braga.

Outro título de Carlos Ribeiro sobre Rubem Braga:

– Caçador de ventos e melancolias: um estudo da lírica nas crônicas de Rubem Braga, publicado pela Editora da Universidade Federal da Bahia, Edufba, em 2001, está disponível para leitura na Biblioteca da Academia de Letras da Bahia.

Fotos do Evento:

 Lancamento_Livro_RubemBraga_UmEscritorComativo_2 Lancamento_Livro_RubemBraga_UmEscritorComativo_1
Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s