“Meus poemas portugueses” com Fernando da Rocha Peres

Por Barbara Coelho


Foto: Arquivo/Bruno

Foto: Arquivo/Bruno

O acadêmico Fernando da Rocha Peres apresentou, em palestra intitulada Meus poemas portugueses, no dia 18 de julho, sua “receita de poemas antigos e novos”. Os poemas farão parte do seu novo livro Horta de poesia: poemas portugueses.

O livro apresenta 88 poemas, sendo 30 inéditos, fruto da relação do poeta com Portugal desde 1966. Segundo Peres “trata-se de uma nova seleção”. Ele explicou aspectos que contribuíram para a divisão dos poemas e a escolha do título da obra, que foi inspirado em sulcos de uma horta semeada pela reunião dos poemas, que são separados por ilustrações de Vauluizo Bezerra.

Os roteiros de suas viagens em terras lusitanas e a aura em torno dos lugares visitados influenciaram nos poemas, a exemplo de “Bala de amorol”. Sua experiência de historiador fica evidente nos versos e nos comentários que acompanharam os poemas.

Peres se apropria dos poemas de Fernando Pessoa, Luís de Camões, Camilo Pessanha, Sebastião da Gama, e outros, a partir de uma visão histórica. “Como viram, eu pude aprisionar aquilo que está no poema, aquilo que eu vivi, aquilo que eu sabia”, disse.

A poesia de Peres traduz aspectos estéticos e emotivos, despertando nos ouvintes em contato com seus versos declamados, suas experiências nas cidades portuguesas.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s