Lançamento do livro “Quase biografias: o séquito de Antônio Conselheiro”

QuaseBiografiasNo dia 5 de setembro de 2013 acontece, na cidade do Salvador, na sede da Academia de Letras da Bahia a inauguração do retrato a óleo do seu ex-presidente, acadêmico José Calasans Brandão da Silva, sendo oradores os acadêmicos Edivaldo M.Boaventura e Consuelo Pondé de Sena.

Na ocasião será lançada a 2ª edição do livro de autoria do homenageado Quase biografias de jagunços: o séquito de Antônio Conselheiro, de autoria do professor historiador José Calasans,  na Coleção Nordestina, pela Edufba, com prefácio do acadêmico Fernando da Rocha Peres.

Com o objetivo principal de homenagear a memória dos sertanejos que lutaram, mataram e morreram na Guerra de Canudos, como Antônio Conselheiro, a obra reúne os artigos sobre os “jagunços do Conselheiro”, escritos pelo autor e veiculados no jornal A Tarde em 1982, quando exercia o cargo de vice-reitor da Universidade Federal da Bahia.

O autor

José Calasans foi professor, historiador e folclorista. Nascido em Sergipe, viveu na Bahia, foi professor de História Moderna e Contemporânea e professor Adjunto de Folclore na Universidade Federal da Bahia, da qual foi vice-reitor. Além disso, secretário-geral do IGHB e diretor do Museu Teixeira Leal, foi presidente do Conselho Estadual de Cultura e presidente da Academia de Letras da Bahia, da qual ocupava a cadeira de número 28.

José Calasans é considerado a maior autoridade em todo o país na temática da Guerra de Canudos, a qual estudou por mais de 50 anos. Formado em Direito, mas dedicando-se ao magistério, à história e ao folclore, José Calasans tornou-se um dos mais importantes intérpretes da saga de Antônio Conselheiro, em Canudos, nos últimos anos do século XIX, construindo uma consistente e ampla bibliografia, que pode ser conferida em http://josecalasans.com/bibliografiageral.html.

Faleceu no dia 8 de maio de 2001, com 86 anos incompletos e 50 anos de “canudologia”:

Serviço:

O que: Lançamento do livro Quase biografias de jagunços: o séquito de Antônio Conselheiro.

Quando: 5 de setembro de 2013

Onde: Academia de Letras da Bahia – Palacete Góes Calmon, Avenida Joana Angélica, 198 – Nazaré – Salvador.

 

Informações adicionais sobre o livro

ISBN: 978-85-232-1076-2    Formato: 15 x 22 cm     Número de páginas: 78

Ano: 2013

Fonte: Arquivo Academia de Letras da Bahia

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s