Lançamento do Livro “Marce” de Gláucia Lemos

Marce

No dia 13 de setembro, a escritora Gláucia Lemos lança o livro “Marce”, publicado pela Solisluna Editora. O evento será a partir das 19h, no Goethe-Institut Salvador-Bahia/ICBA, na Vitória.

O LIVRO

Mirando o espelho do tempo, Gláucia Lemos encara nesta obra “Marce” as rugas da alma humana, esculpindo-as com letras que talham sulcos, ora profundos, ora delicados, frisados pelo embate entre perdas e ambições, laços e desenlaces, sonhos tolhidos e rupturas de personagens de uma família que se reencontram depois de 26 anos de dispersão para
discutir e assinar um testamento. A distância do passado os oprime e faz deles estranhos a se exporem em doloridas lembranças.

Quem conduz a narrativa em dois tempos e espaços distintos é Marce, tida como a “ovelha negra”, a libertária transgressora do conservadorismo do clã. É através dela que vão
se desnudando as chagas da solidão, da hipocrisia, das vergonhas, das fraquezas, das prisões, dos rompimentos, dos achados e do obscuro em cada um… de nós. Com a sensibilidade aguda que é bem das mulheres, a escritora remexe sentimentos que tantas vezes teimamos em camuflar nos caminhos de tantos desencontros e destinos dessa existência efêmera.

“Minha identificação com Marce está no espírito apaixonado que temos, as duas, em relação aos objetivos que assumimos”, declara a autora que destaca a determinação e integridade como qualidades da personagem. “Pensando mais profundamente nisso, acho possível que, inconscientemente, eu projete no seu comportamento, alguns “nãos” que durante o meu percurso eu gostaria de ter pronunciado, e que a Marce que habita em mim não foi suficientemente corajosa para dizer”, complementa.

No final da leitura, perguntamo-nos com as palavras da autora: O que compensaria viver, se não fossem inventadas as dores do amor?

A AUTORA

Glaucia Lemos_Foto Elaine QuirelliGláucia Lemos é escritora nascida em Salvador, Bahia. Graduou-se em Direito na Universidade Católica do Salvador (UCSal), vindo a se pós-graduar em Crítica da Arte na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Estudou música e artes plásticas. Lecionou História da Arte e Estética na Escola de Belas Artes de Maceió, Alagoas. Deixou a advocacia, dedicando-se à literatura e ao jornalismo. Publicou ensaios e críticas no jorna l A Tarde e na Tribuna da Bahia.

Sobre seu envolvimento com a literatura, Gláucia Lemos explica que foi um processo natural, que surgiu a partir do seu gosto pela leitura e escrita desde a infância. “Eu simplesmente ia escrevendo sem qualquer pretensão. Quero dizer que não fui motivada por qualquer fato ou pessoa para ingressar na Literatura, era um caminho q ue estava aberto para mim desde sempre e eu só tive que seguir. E está sendo muito bom”, afirma.

Estreou, em 1979, com livro de contos ilustrado por ela, seguindo-se 35 outros títulos, dos quais os 21 infanto-juvenis a projetaram como autora do gênero no território nacional com sucessivas reedições, ao lado de outros livros de contos, participações em antologias, ensaios, novelas, poesias infantis, poemas e quatro romances premiados. “Criar romance exerce um verdadeiro fascínio no autor, embora ele a crie, às vezes a história impõe-se pelas circunstâncias e é um delírio sentir como os personagens tomam seu próprio caminho ”, afirma a autora.

Gláucia Lemos é filiada à União Brasileira de Escritores (UBE-SP), ao Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB) e à Academia de Letras da Bahia (ALB).

 

EVENTO

Lançamento do livro “Marce”
Autora: Gláucia Lemos
Data: 13 de setembro de 2013
Horário: 19h
Local: Goethe-Institut Salvador-Bahia/ICBA
Endereço: Avenida Sete de Setembro, 1809, Vitória, 40080-002, Salvador – Bahia
Preço do livro: R$ 35,00 (144 páginas)

CONTATOS

Gláucia Lemos: Telefone – 3012-8468 / 8199-1803 / glaucialemos9@hotmail.com
Solisluna Editora: Telefone – 3379-6691 / 8707-0951 / comunica@solislunaeditora.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s