Centenário do acadêmico Rubem Nogueira (26/09)

cropped-acad.png

A Academia de Letras da Bahia tem a honra de convidar V. Exa. e Exma. família para a sessão especial em homenagem ao centenário de nascimento do acadêmico Rubem Nogueira (1913-2013), sendo orador o acadêmico Luís Antônio Cajazeira Ramos.

Aramis Ribeiro Costa
Presidente

Data: 26 de setembro de 2013, quinta-feira, às 17horas
Local: Palacete Góes Calmon, Avenida Joana Angélica, 198, Nazaré
E-mail: contato.alb@hotmail.com.br


Rubem Nogueira (1913-2013)

            Rubem Rodrigues Nogueira nasceu em 13 de setembro de 1913, na cidade de Serrinha (BA). Diplomado pela Faculdade de Direito da Bahia (1937), acumulou cargos e funções na administração pública. Oficiou, por muitos anos, como advogado no Fórum de São José do Rio Preto (São Paulo), e do Rio de Janeiro, transferindo-se depois para a Bahia. Eleito deputado estadual (constituinte) nas legislaturas de 1947-1951 e 1955-1959, foi também deputado federal nas legislaturas de 1959-1963, 1963-197 e 1967-1971, sendo o seu último mandato.

Foi membro efetivo da Comissão de Constituição e Justiça e membro da Comissão de Constituição de Finanças, ambos na Câmara Estadual. Exerceu o cargo de Consultor Jurídico do Ministério da Justiça, tendo emitido, entre outros, parecer sobre o projeto que se converteu na Lei de Anistia, em 1979.  Foi professor titular de Introdução ao Estudo do Direito da Faculdade de Direito da Universidade Católica do Salvador (UCSal). Foi Procurador Geral da Prefeitura da Cidade do Salvador. Foi membro de diversas instituições culturais e jurídicas: Academia de Letras Jurídicas da Bahia, Instituto dos Advogados da Bahia, Instituto dos Advogados Brasileiros e membro fundador do Instituto Baiano do Direito do Trabalho. Colaborou com diversos periódicos de natureza jurídica no Brasil e em Portugal. Autor de diversas obras, escreveu: Natureza Jurídica das Riquezas Minerais do Subsolo, Pareceres, Introdução ao Estudo do Direito. Foi biógrafo de Rui Barbosa, escrevendo diversas obras sobre o autor.

Membro da Academia de Letras da Bahia ocupava a cadeira de número 35, sucedendo o acadêmico Ruy Santos. Tomou posse em 29 de novembro de 1985, sendo saudado por Nelson de Souza Sampaio.

Fonte: Breviário da Academia de Letras da Bahia (Arquivo).

Autor: Bruno Lopes do Rosário

Salvador, 16/09/2013.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s