Paulo Costa Lima é o mais novo membro da Academia Brasileira de Música

pauloCostaLimaO compositor Paulo Costa Lima, educador e membro da Academia de Letras da Bahia vai ocupar a cadeira de número 21 da Academia Brasileira de Música, que pertenceu ao jornalista e crítico musical Luiz Paulo Horta e teve como fundador o compositor Paulo Santoro. A data de posse do  Acadêmico eleito ainda não foi definida e será na sede da ABM,  no Rio de Janeiro.

A respeito do significado do ingresso na Academia Brasileira de Música, Paulo Costa Lima demonstrou satisfação. “A Academia é um lugar de referência para todos nós da música erudita. É uma casa de excelência para regentes e musicólogos, mas também com ênfase na composição. O ingresso é um reconhecimento do meu currículo e das minhas atividades”, aponta o acadêmico.

O compositor Paulo Costa Lima é baiano e iniciou os estudos de música em 1969, na Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia. Graduou-se em Composição pela University of Illinois at Champaign-Urbana (USA), em 1977. É Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia (1998) e em Artes pela Universidade de São Paulo (2000). Leciona Composição e Teoria da Música no nível de graduação e pós-graduação da Escola de Música, onde atua como professor desde 1979.

Academia Brasileira de Música – Com sede no Rio de Janeiro, a Academia foi fundada em julho de 1945, seguindo o modelo da instituição francesa, pelo maestro Heitor Villa-Lobos. Atualmente 40 cadeiras compõem a ABM que escolhe seus membros através de eleições por proposição, em que os candidatos apresentam uma carta de intenção e o currículo.

Marília Marques

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s