Acadêmica Anna Amélia Vieira Nascimento morre aos 83 anos de idade

A Academia de Letras da Bahia lamenta a morte da acadêmica Anna Amélia Vieira Nascimento. Historiadora e ex-diretora do Arquivo Público do Estado da Bahia. Anna Amélia ocupava a cadeira nº 3 que tem como patrono Manuel Botelho de Oliveira. Filha de José Manso Cabral e de D. Anna Mariani Bittencourt Cabral, Anna Amélia nasceu em Salvador a 4 de maio de 1930, sendo eleita para a Academia em 21 de agosto de 1991 onde tomou posse em 26 de março de 1992.

Licenciada em História e Geografia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal da Bahia, fez o Mestrado em História na Universidade de Amiens – França. Em 1978 fez curso na École de Hautes Études em Sciences Sociales para obtenção do Doutoramento, tendo como assunto da tese Le couvent de Sain Claire au Desert (Bahia) Etudes Sociales.

Dentre suas atividades destacam-se as de Professora Adjunta de História do Brasil I, na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da UFBA, de 1955-1958 e de Diretora do Arquivo Público do Estado da Bahia em três períodos durante os governos de Antonio Carlos Magalhães e de João Durval Carneiro.

É autora das seguintes publicações: O Convento do Desterro da Bahia (Salvador: Indústria e Comunicação Ltda., 1973); Letras de Risco e Carregações no Comércio Colonial da Bahia (Salvador: Centro de Estudos Baianos da Universidade Federal da Bahia, 1977); A Quinta do Tanque – um monumento a serviço da cultura da Bahia (Salvador: Gráfica Central, 1980); As dez Freguesias da Cidade do Salvador: um estudo social e urbano do século XIX (Salvador: Empresa Gráfica da Bahia/Fundação Cultural do Estado da Bahia, 1987) e Postura Escravocrata no Convento de Religiosas (Salvador: Centro de Estudos Baianos da Universidade Federal da Bahia, 1990).

Anna Amélia Vieira Nascimento morreu de causas naturais na manhã de 22 de janeiro de 2014, tendo o corpo cremado, neste mesmo dia, no cemitério Jardim da Saudade.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s