Clóvis Lima comemora centenário de nascimento

Clóvis LimaO poeta Clóvis Álvares Lima, ocupante da cadeira número 22 da Academia de Letras da Bahia, completou 100 anos de idade em 11 de março de 2014. Nascido na cidade de Vitória da Conquista, interior da Bahia, o autor de Poesia Avulsa integrou a Ala das Letras e das Artes de Conquista, uma seção regional da famosa Ala das Letras e das Artes existente em Salvador, fundada por Carlos Chiacchio.

Clóvis de Lima colaborou durante alguns anos com o jornal A Tarde, onde publicava crônicas e poemas na página literária. Colaborou também com as revistas A Luva, da Bahia, e O Malho, do Rio de Janeiro. Avesso a publicar em livro, teve, em 1975, alguns de seus poemas, traduções do francês e versões de poemas para essa língua, reunidos num volume organizado por Antônio Loureiro de Souza, intitulado A poesia de Clóvis Lima.

O mesmo ocorreu mais adiante, em outro volume, com seleção e prefácio de Cláudio Veiga. Além desses dois volumes, sua produção poética encontra-se, em grande parte, publicada nos diversos números da Revista da Academia de Letras da Bahia. A passagem do centenário do acadêmico (primeiro membro desta instituição a chegar com vida aos cem anos de idade) foi comemorada, com destaque, no dia 20 de março durante a cerimônia de abertura dos trabalhos acadêmicos com discurso do acadêmico Aleilton Fonseca.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s