Academia presta homenagem póstuma a James Amado

Ocupante durante 23 anos da cadeira de nº 27 da ALB, James Amado faleceu em 1º de dezembro de 2013

Ocupante durante 23 anos da cadeira de nº 27 da ALB, James Amado faleceu em 1º de dezembro de 2013

A solenidade em homenagem ao Acadêmico James Amado aconteceu no último dia 03 de abril, às 17h, na sede da Academia de Letras da Bahia. Ocupante da cadeira de número 27 da ALB, James tomou posse em abril de 1990. Um dos acadêmicos mais atuantes e estimados pelos seus confrades, morreu em 1º de dezembro de 2013 com o discurso da acadêmica Myriam Fraga e a presença de parentes, amigos e admiradores do homenageado.

Biografia – Formado em Sociologia e Política, James Amado nasceu em março de 1922 em Ilhéus, na Bahia. Fez o curso primário também em Ilhéus, o secundário em Salvador e o superior em São Paulo. Pesquisou em códices dos séculos XVII e XVIII a obra poética atribuída a Gregório de Mattos e Guerra; pesquisou e organizou a edição de Obras Completas de Junqueira Freire, juntando aos textos conhecidos um volume de inéditos (Editora Janaína, 1972). Coordenou a correspondência íntima de Graciliano Ramos e editou a sua participação (Graciliano Ramos, Cartas, Rio de Janeiro: Record, 1981.

Traduziu cerca de 50 obras literárias de autores diversos (norte-americanos, franceses, russos), entre eles, Ernest Hemingway, Sherwood  Anderson, Eugene O’Neill e Jean-Paul Sartre. Promotor cultural, criou e dirigiu, com Miécio Tati, no Rio de Janeiro, de 1965 a 1968, a SIC – Serviços de Informação Cultural, organização especialista na produção, edição e distribuição de textos sobre livros (por conta das editoras) para a imprensa de todo país e uma rede de 120 estações de rádio, nas capitais e interior. Nesse período criou no Jornal do Brasil, do Rio de Janeiro, o Suplemento Livros, desse diário carioca, primeiro bookseller brasileiro.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s