
Dos 30 selecionados, o acadêmico conquistou o primeiro lugar no Prêmio Nacional de Composição. Foto: divulgação.
O músico baiano e membro ocupante da cadeira de nº 8 da Academia de Letras da Bahia (ALB), Paulo Costa Lima, conquistou o primeiro lugar do Prêmio Nacional de Composição da Fundação Nacional de Artes (Funarte), órgão vinculado ao Ministério da Cultura.
O objetivo do prêmio é selecionar compositores para participarem da XXI Bienal de Música Brasileira Contemporânea que acontecerá em 2015. A escolha foi feita por indicação de um colégio eleitoral composto por 133 membros, que são compositores que já participaram de pelo menos cinco bienais, pelos regentes que apresentaram obras orquestrais em ao menos duas bienais e por professores doutores das principais universidades brasileiras.
Além de integrante da ALB, Paulo Costa Lima é também membro eleito – ocupante da cadeira de número 21 – da Academia Brasileira de Música. Músico e professor, é graduado em Composição, tem mestrado em Educação Musical, além de doutorados em Educação e em Artes. Em sua carreira são mais de 80 obras e cerca de 300 execuções, em mais de 15 países.