ALB faz homenagem póstuma a Gerson Pereira dos Santos

GersonPereira

Em sessão especial, o saudoso Acadêmico Gerson Pereira dos Santos foi homenageado postumamente no último dia 15 de maio. A cerimônia, conduzida pelo também Acadêmico João Eurico Matta, ocorreu na sede da Academia de Letras da Bahia, no bairro de Nazaré.

Eleito para a ALB em 11 de setembro de 1991 e tendo tomado posse em 28 de novembro do mesmo ano, Gerson Pereira dos Santos, que ocupava a cadeira de nº 32 da Academia, faleceu em 5 de março deste ano.

Natural de Mata de São João, onde nasceu em 29 de fevereiro de 1932, Gerson Pereira dos Santos fez o curso primário em sua cidade natal e o secundário no Colégio da Bahia, bacharelando-se em Direito. Após longa permanência no Sul do país, período em que chefiou o Departamento Jornalístico da Esso Brasileira de Petróleo, retornou à Bahia. Por concurso, tornou-se Professor de Direito Penal e Criminologia da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia, da qual foi diretor de 1975 a 1979. Conquistou o cargo de Desembargador no ano de 1978, tornou-se vice-Presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia de 1982 a 1984 e, em seguida, Presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, no biênio 1988-1989. Dentre as obras de sua autoria, destacam-se: Inovações do Código Penal (1988), Do Passado ao Futuro em Direito Penal (1991), Aquelas Noites Tristes de Exílio (2003) e Do Castelo de Axël ao Condado de Hécate (2008).

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s