Romancista e acadêmico João Ubaldo Ribeiro morre aos 73 anos de idade

A Academia de Letras da Bahia lamenta profundamente a morte do escritor João Ubaldo Ribeiro, ocorrida na manhã dessa sexta-feira, 18 de julho, por embolia pulmonar, em sua casa no bairro do Leblon (RJ). Membro da Academia Brasileira de Letras, onde ocupava a cadeira nº 34, e da Academia de Letras da Bahia, cadeira nº 9, João Ubaldo é considerado um dos mais importantes escritores da língua portuguesa, no século XX, com uma obra que inclui algumas obras-primas da ficção brasileira, a exemplo de Viva o povo brasileiroSargento GetúlioO sorriso do lagarto e A casa dos budas ditosos.

Sua produção inclui ainda livros de crônicas, contos e ensaios merecedores de importantes prêmios nacionais e internacionais, a exemplo do Jabuti (duas vezes vencedor, com Sargento Getúlio em 1971, e com Viva o povo brasileiro, em 1984); o prêmio Anna Seghers (Alemanha, 1996) e o Prêmio Camões, em 2008.

Ubaldo foi professor da Escola de Administração e da Faculdade de Filosofia da Universidade Federal da Bahia, professor da Escola de Administração da Universidade Católica de Salvador e repórter, redator, chefe de reportagem e colunista do Jornal da Bahia, além de colunista, editorialista e editor-chefe da Tribuna da Bahia. Há vários anos assinava crônica dominical em vários jornais brasileiros, incluindo o baiano A TARDE.

A posse de João Ubaldo na ALB se deu no dia 22 de novembro de 2012, quando foi saudado pelo acadêmico Joaci Góes. No discurso de posse homenageou sua terra natal, ressaltando aspectos da Salvador dos anos 60/70 e o que considerava ser baiano. Nascido em Itaparica (BA), em 23 de janeiro de 1941, deixa viúva Berenice Ribeiro, e quatro filhos.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s