Sessão homenageia o poeta e ensaísta Ivan Junqueira

Na quinta-feira (31) a Academia de Letras da Bahia realizou uma sessão em homenagem à memória do poeta Ivan Junqueira, que ocupava, desde o ano 2000, a cadeira nº 37 da Academia Brasileira de Letras, antes pertencente ao também poeta João Cabral de Melo Neto. Falecido no último dia 3 de julho, Ivan Junqueira atuava como escritor, jornalista e crítico literário em grandes jornais e publicações especializadas do Brasil e do exterior. Venceu importantes prêmios nacionais, como o Prêmio Nacional de Poesia, do Instituto Nacional do Livro / INL (1981) e o Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro, em 1995, 2005, 2008 e 2010, por sua obra poética e ensaística.

Dentre seus livros mais conhecidos estão A sagração dos ossos e O outro lado (poemas) e À sombra de Orfeu, O fio de Dédalo e O encantador de serpentes (ensaios literários). Foi também tradutor de importantes obras de T. S. Eliot, Marguerite Yourcenar, Jorge Luis Borges, Charles Baudelaire e Marcel Proust. Junqueira completaria 80 anos em novembro.

A sessão consistiu de depoimentos e da leitura de seus poemas pelos acadêmicos Ruy Espinheira Filho, Myriam Fraga, Fernando da Rocha Peres e Luís Antônio Cajazeira Ramos.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s