Colóquio Jorge Amado 2014

Entre os dias 26 e 29 de agosto, será realizado na Academia de Letras da Bahia e na Fundação Casa de Jorge Amado o Curso Jorge Amado 2014 – IV Colóquio de Literatura Brasileira. O evento, que está em sua quarta edição, apresenta o tema “Literatura e Política”.

O objetivo do evento é reunir estudiosos da literatura brasileira, em particular, da obra de Jorge Amado, para apresentarem os resultados de seus estudos e de suas pesquisas, oportunizando aos presentes a troca de experiências e a divulgação de novos conhecimentos. O evento deste ano destaca os 60 anos do livro “Os subterrâneos da Liberdade” (1954), no qual Jorge Amado compõe um painel narrativo da vida política e social do país, no ano de 1937, na Ditadura Vargas, com agudo senso crítico sobre o pensamento e as estruturas políticas da época. Assim, as conferências, as palestras e as comunicações poderão abordar obras de Jorge Amado e/ou de autores do século 20 e contemporâneos, nessa perspectiva, abordando temas como: literatura e política, literatura e liberdade, literatura e resistência, literatura e repressão, literatura e lutas sociais, em obras amadianas e/ou de outros autores. Além das conferências e mesas redondas, realizadas às 17h, haverá as sessões de comunicações, das 14h30 às 16h40, nos dias 27 e 28/08, na sede da ALB; lançamento de livros e um encerramento, na sede da FCJA no dia 29/08. Até o momento, estão confirmados como palestrantes: Eduardo Assis Duarte (Professor de Literatura da Faculdade de Letras da UFMG), Márcia Rios (Professora da Pós-graduação em Estudos de Linguagens na UNEB), Paulo Silva (UNEB), Sayonara Amaral (Professora da Pós-graduação em Estudos de Linguagens na UNEB), Marcos Silva (Professor Titular de Metodologia da História da FFLCH/USP), Gustavo Ribeiro (UFBA) e Ana Rosa Ramos (Professora Associada da UFBA).

*Informações sujeitas a alterações

PÓS-EVENTO
Em todas as suas edições, o curso não se restringiu apenas, o que já seria muito, aos estudos amadianos, mas, igualmente, à promoção da literatura brasileira de uma maneira geral. Como parte deste objetivo, a divulgação dos trabalhos em livro torna-se também um grande incentivo aos estudiosos e pesquisadores. Assim, a cada edição do curso, é feita uma seleção dos trabalhos e os escolhidos são publicados, sendo lançados no ano subsequente. Na abertura do IV Curso Jorge Amado, será lançado o livro: “Jorge Amado, Cacau: a volta ao mundo em 80 anos”, com depoimentos e trabalhos apresentados na edição 2013 do Curso.

SERVIÇO:
Data: 26 a 29 de Agosto de 2014
Local: Academia de Letras da Bahia
Rua Joana Angélica, 198 – Nazaré

Saiba mais em: http://www.jorgeamado.org.br/

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s