Guilherme Radel toma posse na ALB

Eleito com 24 votos, o engenheiro e escritor Guilherme Radel tomou posse, no último dia 9 de outubro, da cadeira nº 3 da Academia de Letras da Bahia, que tem como Patrono Manuel Botelho de Almeida.

A cerimônia de posse, conduzida pelo presdiente da Casa, Aramis Ribeiro Costa, contou com a presença do secretário da Cultura do Estado da Bahia, Albino Rubim, parentes e amigos do mais novo membro. O discurso de recepção foi feito pelo empresário, escritor e também acadêmico Joaci Góes.

Radel foi eleito em junho deste ano para ocupar a cadeira antes pertencente à historiadora e ex-diretora do Arquivo Público do Estado da Bahia Anna Amélia Vieira Nascimento. Natural de Salvador, formado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia, Radel é professor, empresário, pecuarista e autor de diversos livros, dentre os quais A cozinha sertaneja da Bahia, A cozinha praiana da Bahia e A cozinha africana da Bahia, que realizam um painel geral da cozinha baiana, abordando de forma leve, mas com profundidade, tópicos históricos, sociológicos, etnológicos, econômicos, ecológicos e científicos.

Escreveu também Cuba libre, impressões sobre viagem realizada a Cuba; Aprendiz de fazendeiro, guia de pecuária, dando ênfase aos ensinamentos dirigidos a pequenos produtores que se dedicam à caprino-ovinocultura. Na área técnica, escreveu obras como A obra pública ou um dos diálogos que Platão não escreveu, que se tornou um clássico entre as publicações técnicas, com 13 edições, entre outras.

 

Anúncios