Biografia do acadêmico Edivaldo Boaventura será lançada terça-feira, na Reitoria da UFBA

Um cidadão prestante , obra biográfica de autoria do jornalista e professor Sérgio Mattos, narra a trajetória de vida do intelectual, professor, educador e ensaísta baiano Edivaldo M. Boaventura, ex-presidente da Academia de Letras da Bahia e duas vezes secretário da Educação e Cultura do Estado. A obra será lançada no próximo dia 04/11 (terça-feira), às 18h30 na Reitoria da Universidade Federal da Bahia.

O livro preenche uma lacuna no jornalismo baiano abordando as contribuições deste intelectual para a Educação e a Comunicação na Bahia. A relação autor-biografado nasceu a partir de relações profissionais, quando Sérgio Mattos e Edivaldo Boaventura atuaram na redação do jornal A Tarde. O novo livro-reportagem é um  lançamento da Quarteto Editora em parceira com a Universidade Federal da Bahia / UFBA.

O biografado

Natural de Feira de Santana, Edivaldo Machado Boaventura é bacharel em Direito e em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia onde se doutorou e obteve a docência livre em Economia Política. Cursou o Institut International de Planification de l’Éducation – UNESCO (1971/1972), em Paris, é mestre em Educação (1980) e Ph.D. (1981) pela The Pennsylvania State University, diplomando-se pelo curso de Altos Estudos de Política e Estratégia, ESG, em 1989.

Edivaldo Boaventura é membro efetivo da Academia de Letras da Bahia, membro da Academia de Letras Jurídicas da Bahia, da Academia Brasileira de Educação e da Academia de Letras de Feira de Santana. É também sócio do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, Instituto Geográfico e Histórico da Bahia e do Instituto de Geografia e História Militar do Brasil. Dentre suas principais obras se destacam às voltadas para educação, metodologia da pesquisa e livros sobre outros intelectuais baianos.

O autor

Sérgio Mattos é jornalista formado pela Universidade Federal da Bahia (1971), poeta, cronista, compositor e pesquisador universitário com 25 livros publicados no Brasil e no exterior. Professor aposentado da UFBA, integra o quadro docente da UFRB – Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, onde ingressou, por concurso público, como professor adjunto do curso de Jornalismo. É também Mestre e Doutor em Comunicação pela Universidade do Texas, em Austin, Estados Unidos.

 

convite_edivaldoboaventura_biografia

Anúncios