Livros raros e atuação da ALB foram temas das palestras de Fernando Peres e Urânia Tourinho

Os acadêmicos Fernando da Rocha Peres e Urânia Tourinho Peres foram os palestrantes da última sessão ordinária da atual gestão da ALB, realizada no último dia 20 de novembro. Peres falou sobre o tema “Uma Brasiliana na Bahia” enfocando o rico acervo de livros raros deixado pelo saudoso tupinólogo e historiador Frederico Edelweiss e hoje pertencente à biblioteca do Centro de Estudos Baianos.

Peres relacionou e comentou, com bastante propriedade, raridades bibliográficas como o Journal du Voyage fait a la mer de sud avec les filibustiers de l ´Amerique pelo pirata francês Raveneau de Lussan, e Le voyage cvrievx, faict avtovr du monde, por François Drach (Francis Drake).

Por sua vez, Urania Tourinho Peres fez, sob o título “Palavra Escrita”, uma leitura sensível sobre a atuação da Academia de Letras da Bahia nos últimos quatro anos, destacando a excelência da gestão do presidente Aramis Ribeiro Costa e suas inúmeras realizações: seminários, cursos, palestras, a publicação de vários números da revista e a relevância dos títulos publicados. Falou das novas configurações resultantes dos acadêmicos que partiram e dos que chegaram, ressaltando a importância de honrar a serenidade e a alegria.

A inesperada homenagem de Urânia Peres encontrou eco na fala dos demais acadêmicos presentes – Myriam Fraga, Evelina Hoisel, Luis Antonio Cajazeira Ramos e Carlos Ribeiro – no sentido de ressaltar a atuação marcante da ALB nos últimos quatro anos, fruto do amor à instituição demonstrado pelo presidente.

Anúncios