Curso ‘Jorge Amado 2015’ tem início na sede da ALB

A Academia de Letras da Bahia e a Fundação Casa de Jorge Amado iniciaram na noite da última terça-feira (11.08), na sede da ALB, no bairro de Nazaré, o curso ‘Jorge Amado 2015 – V Colóquio da Literatura Brasileira’. Até o próximo dia 14, estão previstas palestras, comunicações e conferências de convidados sobre o acervo deste que foi um dos maiores escritores do país, bem como de autores do século 20 e da contemporaneidade. Serão promovidos também o lançamento de livros e mesas-redondas de debates.

O objetivo do curso é fomentar a troca de experiências para a promoção da literatura brasileira, reunindo estudantes e pesquisadores do universo das letras, em especial sobre a obra do escritor baiano. “Um evento que já se tornou parte do calendário da Academia de Letras da Bahia, com repercussão nacional. É uma homenagem no sentido de atualização interpretativa da obra de Jorge Amado, esse escritor que tanto representou esta cidade, tocada por sua sensibilidade poética romanesca-ficcional”, destacou Evelina Hoisel, presidente da ALB.

O evento deste ano destaca os 70 anos do livro Bahia de Todos os Santos (1945), no qual Jorge Amado mostra ao leitor o “guia de ruas e mistérios” da cidade de Salvador de uma forma única, abordando aspectos físicos peculiares da capital e seus ritos, costumes e tradições.

Na abertura, houve o lançamento do livro Jorge Amado: Literatura e Política, que apresenta depoimentos e trabalhos apresentados na edição 2014 do curso. “Nosso objetivo desde o início foi que se fizesse estudos e pesquisas sobre os romances de Jorge Amado, pois acreditamos que um escritor permanece vivo quando a sua obra é mantida em destaque. Esse sempre foi o nosso propósito”, disse Myriam Fraga, imortal e diretora executiva da Fundação Casa de Jorge Amado.

Em 2015, o curso trará para a discussão nomes como: Jacques Salah (UFBA); Jerusa Pires Ferreira (USP); Tânia Regina Ramos (UFSC); Osnildo Wan-Dall Junior (UFBA); Benedito Veiga (UEFS); Elizabeth Ramos (UFBA); Nelson Cerqueira (FAZAG/UFBA); Myriam Fraga (ALB/FCJA); Aleilton Fonseca (ALB/UEFS); María Pugliese (UNIVERSIDAD NACIONAL DE LUJÁN – BUENOS AIRES, ARGENTINA); e Dominique Stoenesco (ALB).

Confira a programação completa, clicando aqui.

Anúncios