Gerana Damulakis tomará posse na ALB no próximo dia 03 de setembro

A crítica literária Gerana Damulakis toma posse no próximo dia 03 de setembro, às 20 horas, da cadeira número 29 da Academia de Letras da Bahia, antes pertencente ao escritor Hélio Pólvora, falecido em março deste ano. Eleita por unanimidade, por seus grandes méritos como uma das mais importantes críticas baianas, Gerana será saudada pelo acadêmico, escritor e professor de literatura Aleilton Fonseca. A solenidade acontecerá na sede da ALB, no Palacete Góes Calmon, no bairro de Nazaré.

Sobre a acadêmica

Gerana Damulakis é uma renomada crítica literária. Leitora desde os 7 anos, começou cedo a fazer versos. Tem diversos livros publicados, a exemplo do Guardador de mitos, de poesia; Sosígenes Costa – o poeta grego da Bahia, ensaio crítico; O rio e a ponte – À margem de leituras escolhidas, ensaios escritos no jornal A Tarde.

Organizou a Antologia panorâmica do conto baiano – século XX. Participações: O mar na prosa brasileira de ficção, com a conferência “O mar na crônica”; Encontros na Bahia -Brasil 500 anos, com o ensaio” O moderno em Sosígenes Costa”; A Sosígenes, com afeto, com o texto “Castelão de mitos”. Participou de vários números da revista do Gabinete Português de Leitura, Qvinto Império, da revista Iararana, da revista Neon (com coluna fixa de crítica literária) e da revista Cenesp, de São Paulo, também com coluna fixa de crítica.

Integrou a comissão editorial do Selo Letras da Bahia (FUNCEB, Secretaria da Cultura e Turismo) durante 8 anos. Publicou no Suplemento Cultural de A Tarde desde 1993, onde teve uma coluna intitulada Leitura Crítica no Caderno 2 do mesmo jornal, de 1999 até o final de 2002. Assinou também a coluna Olho Crítico no jornal Tribuna, durante o ano de 2007.

Gerana Damulakis

Anúncios