Guilherme Radel lança livro sobre a culinária baiana

O engenheiro sanitarista e imortal da Academia de Letras da Bahia, Guilherme Radel, recebeu amigos e colegas para o lançamento da sua mais recente obra, As Bebidas e os Tiragostos da Bahia, ocorrido nesta quinta-feira (03.11), na sede da ALB, em Nazaré.

Em As Bebidas e os Tiragostos da Bahia, o autor faz uma reflexão gastronômica sobre a origem e a evolução do bar no Estado, incluindo as suas festas populares e a história dos mercados e feiras. Esta é a quarta obra de Radel sobre a temática. Anteriormente, ele já havia publicado A cozinha sertaneja da Bahia, A cozinha praiana da Bahia e A cozinha africana da Bahia.

A coletânea realiza um painel geral da cozinha baiana, abordando, de forma leve, mas com profundidade, tópicos históricos, sociológicos, etnológicos, econômicos, ecológicos e científicos da gastronomia do Estado. “Eu considero a culinária um dos quatro pilares da cultura de um povo, juntamente com as artes, os costumes e a linguagem”, destacou o acadêmico, durante a sessão.

Sobre Guilherme Radel

Guilherme Requião Radel nasceu em 7 de fevereiro de 1930, em Itapagipe, Salvador (BA). Casado, pai de cinco filhos e avô de seis netos, Radel exerce atividades múltiplas na vida como escritor, engenheiro, professor, empresário e pecuarista.

Durante o lançamento, o escritor lembrou a sua trajetória profissional que, segundo ele, “foi estabelecida especialmente por conta do amor à engenharia”, disse, ao citar os diversos trabalhos desenvolvidos pelo Brasil e mundo, a exemplo da Costa Rica, Austrália, Iraque, além de países da América Latina e da África, entre outros.

Anúncios