Baiano vence premiação nacional

IMG_2979

Com o romance Os Ventos Gemedores, da editora Letra Selvagem, o escritor baiano e membro correspondente da Academia de Letras da Bahia, Cyro de Mattos, venceu o Prêmio Literário Nacional PEN Clube do Brasil 2015 para livros da categoria Narrativa publicados em 2013 e 2014. A homenagem foi entregue no dia 14 de dezembro, no Rio de Janeiro.

Na visão da ensaísta e pesquisadora Nelly Novaes, da USP, responsável pelo posfácio do livro, a “obra se expressa na constante busca de uma sintonia cada vez maior com a acelerada mutação do nosso tempo”, destaca. Criado em 1938, o Prêmio Literário Nacional PEN Clube do Brasil é uma das mais antigas e prestigiosas premiações do país, condecorando nomes como Gastão Cruls, Gilberto Amado, Brito Broca, Antonio Calado, Jorge Amado, Antonio Cãndido, Dalcídio Jurandir, Miécio Tati, Guimarães Rosa, Carlos Drummond de Andrade, entre outros.

IMG_3007

Sobre o autor

Cyro de Mattos nasceu no município de Itabuna, no sul da Bahia, em 31 de janeiro de 1939. Jornalista, poeta, romancista, contista, novelista, cronista, autor de livros infantojuvenis. Diplomou-se em Direito pela Universidade Federal da Bahia, em 1962. Dentre seus livros publicados, destacam-se Os Brabos, O Menino Camelô, Cancioneiro do Cacau, Os Ventos Gemedores e Vinte Poemas do Rio, que foi indicado para o vestibular da Universidade Estadual de Santa Cruz (sul da Bahia), no triênio 2003-2005. Tem livros pessoais publicados em Portugal, Itália, Alemanha e França. Conto e poema publicado em antologia na Rússia, Estados Unidos, Espanha, Itália, Portugal e Dinamarca. Participou como convidado do III Encontro Internacional de Poetas da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Portugal, Feira do Livro de Frankfurt e Encontro de Poetas Iberoamericanos em Salamanca, Espanha.

ventos_gemedores_g

Acesse matéria sobre o Prêmio, clique aqui. 

Anúncios