Renomado africanista será empossado como membro correspondente da ALB

Posse Paulo Fernando de Moraes Farias  05.05.2016Um dos mais renomados africanistas da atualidade, nascido na Bahia e radicado na Inglaterra, o escritor Paulo Fernando de Moraes Farias será empossado como membro correspondente na Academia de Letras da Bahia, no próximo dia 05 de maio (quinta-feira). A solenidade acontecerá na sede da entidade, no Palacete Góes Calmon, no bairro de Nazaré, às 18 horas. Na oportunidade, o especialista em temas da chamada Idade Média saeliana será saudado pelo acadêmico João Eurico Matta.

Sobre o escritor

Paulo Fernando de Moraes Farias formou-se em medicina e em história. Viveu vários anos na África do oeste, região na qual continua a trabalhar como pesquisador. Atualmente é professor do Centre of West African Studies da Universidade de Birmingham (senior lecturer). Trabalhou no Centro de Estudos Afro-Orientais da Universidade Federal da Bahia e no Instituto Fundamental da África Negra da Universidade de Dakar (hoje Universidade Cheikh Anta Diop), Senegal. Ensinou história da África na Universidade Ahmadou Bello, Nigéria.

Orientou também diversas teses sobre história da África do oeste e sobre relações entre África e América Latina. Estudioso das interfaces entre islã e outras tradições africanas na região do Borgu e Iorubá (Nigéria e República do Benin), é especialista em epigrafia árabe medieval no Mali, realizando igualmente importantes estudos sobre história do oeste do Saara (Mauritânia) e sobre tradições Mande, Songhay e Tamasheq (Mali). Publicou pela Oxford University Press uma obra de fundamental importância para os estudos medievais, para os estudos sobre o islã e sobre historiografia da África do oeste: Arabic Medieval Inscriptions from the Republic of Mali: Epigraphy, Chronicles and Songhay-Tuareg History.

Anúncios