Novo membro correspondente toma posse na ALB

A Academia de Letras da Bahia empossou, na última quinta-feira (05.05), o historiador baiano, Paulo Fernando de Moraes Farias como membro correspondente da instituição. O título é concedido a quem tem uma posição de destaque em alguma área do conhecimento, entretanto, não reside na cidade onde se localiza a Academia de Letras.

Nascido na Bahia, porém radicado na Inglaterra, onde leciona na Universidade de Birmingham, Moraes Farias é um dos mais renomados africanistas da atualidade, sendo responsável por importantes estudos envolvendo a chamada Idade Média, realizando interfaces entre o islã e as tradições africanas, bem como a epigrafia árabe medieval.
“O meu elo com esta douta Academia está relacionado à admiração e gratidão que tenho pelos confrades que hoje a integram ou até mesmo por aqueles que já passaram por essa instituição, em especial a Jorge Calmon e José Calasans, ambos já falecidos”, disse ele, durante a sessão. O intelectual fez também um agradecimento especial a ialorixá Mãe Stella de Oxóssi, ao ex-governador da Bahia, Roberto Santos, e a João Eurico Matta, imortal responsável por saudá-lo na cerimônia de posse.

Anúncios