Cyro de Mattos profere palestra na Academia Brasileira de Letras

emailmkt4ciclo

O escritor e poeta Cyro de Mattos estará proferindo, no dia 7 de junho (terça-feira), palestra na Academia Brasileira de Letras sobre o romance Luanda Beira Bahia, de Adonias Filho. Na oportunidade, o literário irá mostrar como um autor verdadeiro, dotado de imaginação fecunda, pode construir uma obra literária com valores míticos que impõem soluções exasperadas, movidas pelas forças da vida e da morte.

Entre a paisagem do mar, que exerce uma atração fascinante nas criaturas,e os mares interiores, fundos, profundos, com suas águas inquietas da paixão, um dos grandes romancistas brasileiro, Adonias Filho reveste suas criações com a marca do trágico na aventura da vida, quase sempre dominada pelas ciladas do destino. Luanda Beira Bahia (1971) é o romance que une o Brasil e a África, tendo como seus personagens gente de Salvador e Ilhéus, e dos longes de Moçambique e Angola.

Neste romance marítimo com ressonâncias telúricas, Adonias Filho conta a trágica história de amor entre Caúla, o marinheiro, nascido em Ilhéus, e a angolana Iuta, moradora do cais de Luanda. Os dois irmãos que se unem sem que conheçam o parentesco entre eles. O desfecho trágico desse amor tem como testemunha a árvore jindiba, de pé e sem voz, ponto de referência de Caúla no mundo, a ocupar um lugar de relevo na trama. O mar neste romance pode ser visto também como ponte para o conhecimento de Brasil e de África no século XX. O início da sessão será às 17:30 horas, no auditório Raimundo Magalhães Júnior, Rio de Janeiro.

Anúncios