Carlos Ayres Britto tomará posse na Academia de Letras da Bahia

O jurista e poeta brasileiro Carlos Augusto Ayres de Freitas Britto, que foi ministro do Supremo Tribunal Federal, entre de 2003 e 2012, tendo sido presidente daquela corte, será o mais novo membro correspondente da Academia de Letras da Bahia. A sessão de posse será realizada nesta quinta-feira, 18 de agosto, às 19h, no Palacete Góes Calmon (Avenida Joana Angélica, 198, Nazaré). A saudação será feita pelo acadêmico Luís Antônio Cajazeira Ramos. Ayres Britto é autor de diversas obras jurídicas e de poesia, além de ser membro da Academia Brasileira de Letras Jurídicas e da Academia Sergipana de Letras.

Nascido em Propriá, em Sergipe, em 18 de novembro de 1942, Carlos Ayres Britto é poeta, professor, magistrado e jurista. É bacharel em Direito pela Universidade Federal de Sergipe, mestre e doutor pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Em Sergipe, foi consultor-geral do Estado, procurador-geral de Justiça e procurador do Tribunal de Contas. Em 2003 foi nomeado ministro do Supremo Tribunal Federal. Foi presidente do Tribunal Superior Eleitoral, do Conselho Nacional de Justiça e do próprio Supremo Tribunal Federal, em 2012, ano da sua aposentadoria.

Na esfera jurídica, Ayres Britto publicou os livros Jurisprudência administrativa e judicial em matéria de servidor público’, ‘Interpretação e aplicabilidade das normas constitucionais’, ‘O perfil constitucional da licitação’, ‘Teoria da Constituição’ e ‘O humanismo como categoria constitucional’. No campo literário, é autor dos livros de poesia ‘Teletempo’, ‘Um lugar chamado luz’, ‘Uma quarta de farinha’, ‘A pele do ar’ e ‘Varal de borboletras’.

Ayres Britto

Anúncios