Academia de Letras da Bahia recebe estudantes para visita guiada

A Academia de Letras da Bahia promoveu, no dia 12 de setembro, uma visita guiada à instituição para mais de 60 alunos da Escola Novo Caminho, localizado no bairro de Fazenda Grande IV, em Salvador.

Na ocasião, os estudantes tiveram a chance de conhecer de perto a instalações da ALB, onde funcionários da instituição explicaram sobre a história da Casa, como o ano de sua fundação, nome do fundador, funções, quadros, pinturas, exposições, galeria dos presidentes, bustos, biblioteca Álvaro Nascimento, biblioteca Jorge Amado, Arquivo Renato Berbert de Castro, auditórios, entre outros detalhes sobre o espaço literário.

Os estudantes puderam ainda simular consultas ao acervo histórico da biblioteca, tendo acesso também às atas do arquivo da instituição literária, bem como ao acervo das bibliotecas. Foram sorteados exemplares do livro vencedor do Prêmio ALB 2016 (A Eternidade da maçã, de Marcus Vinicius Rodrigues). A visita contou com a presença da presidente da Academia, Evelina Hoisel, que falou sobre os trabalhos que vêm sendo desenvolvidos pela entidade, que completa 100 anos em 2017.

A iniciativa integra o projeto Ponto de Cultura Espaço das Letras, que promove o incentivo à leitura e a reflexão através de um programa que possibilita a democratização do acesso às obras literárias, a preservação da memória e da cultura e a capacitação de jovens e adultos. Esta foi o segundo encontro realizado em 2016, que terá ainda mais outras duas visitas à ALB.

Anúncios