Edivaldo M. Boaventura toma posse nesta quinta como membro da Academia das Ciências de Lisboa

O Acadêmico Edivaldo M. Boaventura completa 80 anos em 2014.

O membro benfeitor da Academia de Letras da Bahia e professor emérito da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Edivaldo M. Boaventura, será empossado, no dia 27 de novembro (quinta-feira), como o mais novo membro correspondente da Academia das Ciências de Lisboa, em Portugal. A solenidade, que terá início às 15 horas, horário local, acontecerá na capital lusitana, e contará com a presença de amigos e familiares do intelectual baiano.

A Academia das Ciências de Lisboa é uma das mais antigas instituições científicas do País, fundada no dia 24 de dezembro de 1779, durante o reinado de D. Maria I. Boaventura integrará o quadro de membros correspondentes da entidade junto a nomes como dos ex-presidentes do Brasil, José Sarney e Fernando Henrique Cardoso, além de pensadores como Lygia Fagundes Telles e Merval Pereira.

Esta não será a primeira agregação que Edivaldo M. Boaventura participará, uma vez que já compõe o colegiado da Academia de Letras da Bahia, Academia Portuguesa da Historia (Portugal), Academia de Marinha (Portugal), Academia Brasileira de Educação, Academia Baiana de Educação, Academia de Educação de Feira de Santana, Academia de Ciências da Bahia, Academia de Letras Jurídicas da Bahia, Instituto dos Advogados da Bahia, Ordem dos Advogados da Bahia, Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (sócio emérito correspondente), Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, Conselho Estadual de Cultura da Bahia. Na Academia das Ciências de Lisboa, ele será saudado pelo acadêmico português Antonio Dias Farinha.

Anúncios