Cyro de Mattos assumirá Cadeira nº 22 da ALB no próximo dia 10

08convite-posse-cyro-de-mattos-cad-28

O novo imortal da Academia de Letras da Bahia, o poeta Cyro de Mattos, será empossado na Cadeira nº 22 da instituição no dia 10 de novembro (quinta-feira), às 20 horas, no Palacete Góes Calmon. Na ocasião, o literário será saudado pelo membro benfeitor e ex-presidente da ALB, Aramis Ribeiro Costa. A Cadeira nº 22 tem como patrono José Maria da Silva Paranhos (Visconde do Rio Branco) e fundador Ruy Barbosa. A sessão será aberta ao público.

Sobre o imortal

Nascido em janeiro de 1939, em Itabuna (BA), Cyro de Mattos é diplomado em Direito pela Universidade Federal da Bahia, tendo atuado como advogado durante 40 anos nas comarcas da região cacaueira da Bahia. Jornalista com passagem na imprensa foi redator do Diário de Notícias, Jornal do Comércio, O Jornal, e nas revistas A Cigarra, Cadernos Brasileiros e Leitura, além dos suplementos literários do Jornal do Brasil, A Tarde, entre outros periódicos.

Os quase 40 livros já publicados garantiram a ele mais de 50 prêmios literários, entre eles o Prêmio Nacional de Ficção Afonso Arinos, concedido pela Academia Brasileira de Letras para o livro Os Brabos, o Prêmio Jabuti (menção honrosa) para a obra Os Recuados, além do Prêmio da Associação Paulista Críticos de Arte para o livro O Menino Camelô, entre outros. A sua mais recente publicação é o romance Os Ventos Gemedores, que narra as aventuras e conflitos de um ambicioso migrante do agreste para o sul da Bahia, em busca de terras e riquezas.

Anúncios