Seminário Poéticas de Fernando da Rocha Peres

A Universidade Federal da Bahia (Ufba) em parceria com a Academia de Letras da Bahia homenagearam o poeta Fernando da Rocha Peres pelo seu octagésimo aniversário de nascimento – completados no dia 27 de novembro. Com um seminário intitulado Poéticas de Fernando da Rocha Peres, no dia 29 de novembro (terça-feira), o evento realizou-se durante todo o dia na UFBA (IHAC) e, no dia 30, na Academia de Letras.

Na ocasião, autoridades e amantes do universo cultural do Estado participaram de um conjunto de manifestações comemorativas relembrando a vida pessoal e profissional de Peres, defensor do patrimônio baiano, professor, administrador cultural e ocupante da Cadeira número 25 da ALB. Além de palestras, comunicações e depoimentos, o seminário promoveu também uma exposição contendo livros, fotos e vídeos.

Os acadêmicos Aleilton Fonseca, Gerana Damulakis e Urânia Peres, esposa do homenageado, falaram sobre o texto poético de Fernando da Rocha Peres que, ao longo da sua trajetória literária, possui um significativo número de livros publicados, como Cinco Poetas, Mr.Lexo – Tan e outros poemas, Poemas de um cristão, Bula pro Nobis, Horta de Poesias, dentre tantos outros. Em seguida foi a vez dos acadêmicos Aramis Ribeiro Costa, Edivaldo M. Boaventura, Joaci Góes, João Carlos Teixeira Gomes e João Eurico Matta evocarem o seu tributo pelos 80 anos do confrade.

Ao final da cerimônia, Fernando da Rocha Peres foi agraciado com a entrega de uma placa pela ALB, em alusão aos serviços prestados à sociedade baiana ao longo de décadas. Em 2017, Peres completa meio século dedicado à poesia, e já decidiu como será a comemoração: o lançamento de um livro de antologias, ainda em processo de seleção.

Anúncios