Nelson Cerqueira é eleito para a Cadeira nº4 da ALB

2016-12-14-17-51-49-3

O novo ocupante da Cadeira nº 4 da Academia de Letras da Bahia foi eleito na tarde desta quarta-feira (14.12), no Palacete Góes Calmon, sede da instituição literária. Trata-se de Nelson Cerqueira, graduado em Língua e Literatura Alemã pela Universidade Federal da Bahia. O novo imortal, que é professor colaborador do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Direito da Ufba, assumirá o lugar antes pertencente ao engenheiro Geraldo Machado, falecido em agosto deste ano.

O acadêmico é autor, co-autor e organizador de vários livros no campo da literatura, estética, filosofia e tecnologia, tendo publicado artigos em jornais e revistas nacionais e internacionais. “Agradeço a receptividade dos membros desta Casa, em especial aos que se empenharam na escolha do meu nome, assegurando-lhes na perspectiva de uma convivência intelectual respeitosa e fraterna minha modesta contribuição no desenvolvimento das atividades desta instituição”, disse Cerqueira.

A Cadeira nº4 tem como patrono Sebastião da Rocha Pita e seu fundador foi Braz Hermenegildo do Amaral. A solenidade de posse de Nelson Cerqueira está marcada para acontecer no primeiro semestre de 2017. A data será informada em breve pela diretoria da ALB. Vale lembrar, que no ano que vem a professora Edilene Dias Matos também será empossada na Academia de Letras da Bahia, desta vez assumindo a Cadeira nº13, antes sob a responsabilidade de Myriam Fraga, que faleceu em 2016.

Anúncios