Edilene Dias Matos tomará posse na Academia no dia 30

A professora da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Edilene Dias Matos, será empossada na próxima quinta-feira (30.03) na Academia de Letras da Bahia. A nova acadêmica assumirá a Cadeira nº 13, antes de posse da poeta Myriam Fraga, falecida em 2016. A cerimônia terá início às 20 horas no Palacete Góes Calmon, no bairro de Nazaré. A entrada é aberta ao público.

Na ocasião, Edilene será saudade pelo confrade Fernando da Rocha Peres. Dentre os seus trabalhos de destaque está o realizado junto à Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), onde fundou o núcleo de literatura de cordel. Possui também um importante e pioneiro trabalho sobre oralidade. “Insisto que os escritores, poetas, ensaístas, vocês todos, fazem parte daquele grupo de artistas cujo trabalho é incansável com as palavras, gestos, a imagem. Esta casa é o abrigo certo para estes artistas”, disse ela durante a sessão de eleição.

Sobre a acadêmica
Edilene Dias Matos concluiu o doutorado em Comunicação e Semiótica/Literaturas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em 1999. Tem Pós-Doutorado em Literatura/Cultura Brasileira pela USP – Instituto de Estudos Brasileiros e pela Université Paris-Ouest Nanterre La Défense (França).

Anúncios