Oficina sobre contos literários inicia ciclo de discussões na ALB

O contista Marcus Vinícius Rodrigues iniciou nesta quinta-feira (18.05) a serie de cinco oficinas gratuitas que a Academia de Letras da Bahia promoverá até o início de junho na sede da instituição literária, localizada no bairro de Nazaré. Neste primeiro encontro, Rodrigues ministrou uma discussão sobre literatura baiana, trazendo à tona aspectos da construção de um conto ficcional, uma das suas especialidades como escritor. Ele, inclusive, foi o último vencedor do Prêmio Nacional da ALB, com a publicação do livro A Eternidade da Maçã. As oficinas integram o projeto Ponto de Cultura – Espaço das Letras, através de uma parceria com o Governo do Estado.

Durante o debate, formado em sua grande maioria por jovens interessados no vasto universo das letras, foram estudados textos de escritores baianos na tentativa de levantar aspectos inerentes ao conto, a exemplo da sua estrutura, narrador, enredo, dentre outros. “O conto precisa de um tratamento diferenciado para o tempo. O conto é um instante, e vai privilegiar mais o espaço daquele instante”, referiu-se ele ao comparar o gênero literário com outros dois, a novela e o romance. “O conto não é para dar conta de tudo. É sim um aspecto. Eleger um e trabalhar a sua narrativa. O conto possui mais intensidade e tensão que, por exemplo, a novela e romance. Ele só possui uma única chance de alcançar o seu objetivo”, acrescentou Rodrigues.

Na sexta-feira (19.05), foi a vez da professora Ana Mariano realizar uma oficina sobre dramaturgia. Na ocasião, ela apresentou os trânsitos entre a narrativa literária e a teatral refletindo os processos de transposição de uma linguagem para a outra. No dia 31 deste mês, acontece a oficina de Poesia, ministrado por Matheus Marques. Em seguida, no dia 02 de junho, Jornalismo Cultural com palestra da escritora Kátia Borges e, por fim, a oficina de Cordel, agendada para o dia 06 de junho, com aula de Antônio Carlos Barreto. As oficinas acontecem sempre das 14h às 17h.

  • Confira as ementas de cada oficina, clique aqui.
Anúncios