Imortais da ALB participam da programação da Flipelô

A Feira Literária Internacional do Pelourinho (Flipelô) desembarca pela primeira vez nas ruas de um dos maiores cartões postais de Salvador (BA) trazendo discussões com renomados escritores do cenário nacional e internacional. De 9 a 13 de agosto, o centro histórico da capital baiana reunirá os amantes das letras para eventos que irão misturar teatro, cinema e música, com sarau de abertura da cantora Maria Bethânia, que fará uma apresentação para convidados na Igreja de São Francisco.

Os imortais da Academia de Letras da Bahia integrarão a programação da Flipelô em duas oportunidades. No dia 10 (quinta-fera), o membro correspondente da ALB, a escritora italiana Antonella Rita Roscilli, sob a mediação do imortal acadêmico Aleilton Fonseca, participará de uma mesa redonda para falar sobre biografias. Ela é estudiosa e defensora da obra da escritora  Zélia Gattai, esposa do romancista Jorge Amado que, em agosto, marca o mês do seu nascimento e morte.

No dia 12 (sábado), a presidente da ALB, Evelina Hoisel, e o confrade Carlos Capinam, participam na mesa intitulada Memórias inventadas de Myriam Fraga, onde abordarão aspectos da poetisa baiana. Fraga, também imortal da ALB, faleceu em fevereiro de 2016. Ela foi diretora da Fundação Casa de Jorge Amado por mais de 30 anos. O debate será coordenado pelo também acadêmico Carlo Ribeiro. Ambas as discussões acontecerão no Museu Teixeira Leal, às 14 horas. Ainda no sábado, às 20 horas, o membro tanto da Academia de Letra da Bahia quanto da Academia Brasileira de Letras, Antônio Torres, participa do debate Leituras do mundo. O encontro acontece no Espaço Sesc Pelourinho/Arena. Myriam Fraga voltará a ser homenageada no dia 13 de agosto, às 11 horas, com uma série apresentada pela Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA).

  •  Confira a programação completa e mais informações, clique aqui.
Anúncios