Seminário na Uefs destaca os 120 anos da Guerra de Canudos; inscrições estão abertas

O término de uma das batalhas mais sangrentas da história brasileira, a Guerra de Canudos (1896-97) completou 120 anos no último dia 05 de outubro. Para relembrar os fatos e memórias deste histórico episódio, a Academia de Letras da Bahia e a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), através dos seus programas de Pós-Graduação em Estudos Literários e História, realizam, nos dias 29 e 30 de novembro, na cidade de em Feira de Santana (BA), um seminário para discutir o assunto.

As incrições estão abertas para estudiosos, escritores, estudantes e leitores que queiram adensar o discurso analítico e atualizar informações, pondo em debate as falas do passado e do presente, para atualização e revisão de conceitos e pontos de vista, confrontando as diversas versões do centro e do sertão, de modo a refletir criticamente sobre o conflito histórico a partir do lugar cultural sertanejo.

Nos dias 1 e 2 de dezembro haverá também uma viagem a cidade de Canudos, localizada a cerca de 372 quilômetros de distância da capital baiana, para visitas aos memoriais da guerra e ao Parque Estadual de Canudos, palco das batalhas.

Anúncios