Academia de Letras da Bahia promove nesta segunda-feira Encontro Literário Brasil-Espanha

A Academia de Letras da Bahia promove nesta segunda-feira, dia 1o de outubro, a partir das 17 horas, em sua sede, no bairro de Nazaré, o 1o Encontro Literário Brasil-Espanha. O evento é uma iniciativa conjunta com o Consulado Geral da Espanha no Nordeste/Embaixada da Espanha no Brasil e contará com a participação dos renomados escritores Santiago Roncagliolo e Ignácio Peyró.

Santiago Roncagliolo é natural do Peru (Lima, 1975) e escreve sobre o medo, desde a história política até a vida cotidiana.  Sua última novela intitula-se “La Noche de los Alfileres”. Além disso, publicou as novelas negras “La Pena Máxima” e “Abril Rojo” (Prêmio Alfaguara e Independent Prize of Foreign Fiction), o thriller psicológico “Tan Cerca de la Vida” e as comedias ácidas “Óscar y las Mujeres” e “Pudor”, esta última levada ao cinema.

Como jornalista, é autor de uma trilogia de histórias reais sobre o século XX hispano: “La Cuarta Espada”, “El Amante Uruguayo” e “Memorias de una Dama”, considerado o último livro censurado da América Latina.  A revista Granta o selecionou como um dos melhores escritores de sua geração em espanhol. O jornal inglês The Guardian colocou “Abril Rojo” entre as grandes novelas escritas sobre o Peru. Carlos Fuentes o nomeou como um dos melhores escritores da sua geração em espanhol.

Já o escritor espanhol Ignacio Peyró é autor de “Pompa y circunstancia – Diccionario sentimental de la cultura inglesa”, e de “La vista desde aqui – Una conversación con Valentí Puig”. Tradutor e prologuista de obras de Evelyn Waugh, Louis Auchincloss, J. K. Huysmans, Rudyard Kipling, Valle-Inclán o Augusto Assía, entre outros, dirigiu e coordenou a edição de “Lo mejor de Ambos Mundos”. É ainda autor de diversas monografias sobre arte, e participou de obras coletivas como o “Atlas de literatura universal”.

Em seu itinerário jornalístico, depois de começar como correspondente político do El Confidencial Digital, foi colunista e redator chefe de Cultura de La Gaceta de los Negocios.  Em 2012 fundou e dirigiu a publicação Ambos Mundos, um projeto de jornalismo cultural na internet onde reuniu algumas das melhores plumas do país. Além disso escreveu crônica política espanhola para meios latino-americanos como El Comercio de Lima, El Nuevo Siglo de Bogotá ou El Nacional de Caracas. Também foi, durante mais de dois anos, conselheiro da agência EFE.

Anúncios