Armando Avena faz palestra sobre a mulher e lança livro

Armando Avena faz palestra sobre a mulher e lança livro

O escritor baiano e acadêmico Armando Avena lança nesta quinta-feira, dia 16 de maio, às 17 horas, na sede da Academia de Letras da Bahia, em Nazaré, o  livro MARIA MADALENA: O EVANGELHO SEGUNDO MARIA. Antes do lançamento, o autor ministra uma palestra sobre o tema “A mulher, a religião,e os direitos humanos”.

MARIA MADALENA: O EVANGELHO SEGUNDO MARIA  (A História Contada pelas Mulheres)

É a história mais contada de todos os tempos, mas ela sempre foi contada pelos homens.  Os evangelistas, os  escritores, como Saramago, Norman Mailler e outros, rescreveram a história, mas sob o ponto de vista dos homens e, muitas vezes, de forma misógina.

Nesse livro a palavra é dada as mulheres.  São elas que contam a história do único profeta que tomou o partido delas. Ele impediu o apedrejamento da adúltera, tocou na mulher que diziam ser mulher impura, deixou-se lavar pela prostituta  e era seguido pelas mulheres por toda à parte. No livro, episódios que os homens contaram de forma masculina são contados sob a perspectiva da mulher e o final, embora igual, soa diferente. O livro se baseia num evangelho cóptico do século II descoberto no século passado e que coloca Maria como discípula e Jesus. Com um texto altivo, de enorme beleza literária, este Evangelho feminino vai encantar todo aquele que tiver a coragem de lê-lo.

 

Anúncios