Juarez Paraíso toma posse como mais novo acadêmico

O artista visual e professor Juarez Paraíso, um dos mais importantes de sua geração na Bahia, tomou posse na última quinta-feira, dia 30 de maio, como o mais novo membro da Academia de Letras da Bahia. Em seu discurso, o agora acadêmico lembrou passagens significativas de sua trajetória, ressaltou a importância da Universidade Federal da Bahia em sua formação, e agradeceu ao grande número de amigos e personalidades do mundo cultural baiano que prestigiou a sua solenidade de titulação.

O discurso de saudação foi feito pelo acadêmico Paulo Ormindo, rememorando aspectos da trajetória de Juarez Paraíso, destacando a sua importância para as artes plásticas produzidas na Bahia, especialmente no universo da geração modernista. A sessão de posse – que lotou o auditório da ALB –  foi presidida pelo presidente da Academia de Letras da Bahia, o escritor Joaci Góes.

O novo acadêmico agradeceu as homenagens, lembrando o papel desempenhado por seus pais e irmãos na sua vida pessoal e, em seguida, fez uma saudação nominal os artistas de sua geração que foram fundamentais na sua formação. Ressaltou ainda o papel desempenhado pela Escola de Belas Artes da UFBA na sua produção acadêmica e profissional, destacando aspectos da inserção da academia na vida da sociedade baiana, contrapondo a ideia de ser um lugar isolado e fechado em suas convicções e parâmetros.

 

Anúncios