Ordep Serra lança livro na ALB

O professor e antropólogo Ordep Serra lança nesta quarta-feira, dia 14 de agosto, às 18 horas, na sede da Academia de Letras da Bahia, no bairro de Nazaré, o livro ” Alalá do Luaréu”.  O lançamento é uma realização da Assembleia Legislativa da Bahia em parceria com a ALB. Ordep tem cerca de vinte livros de ensaios publicados, sendo onze de sua autoria exclusiva. Em periódicos científicos e de difusão cultural tem cerca de cinquenta artigos publicados.

Traduziu e comentou a tragédia sofocleana Rei Édipo, o Hino Homérico a Hermes, o Hino Homérico a Deméter e os Hinos Órficos, de que fez a primeira versão para a língua portuguesa. Traduziu, também, seis importantes livros de ensaios sobre as civilizações clássicas. Realizou pesquisas antropológicas na Área Indígena do Xingu, no Pará, em Minas Gerais, em Brasília e na Bahia. Dedica-se também à atividade literária. As quatro obras de ficção que publicou foram premiadas em concursos nacionais de literatura.

Ordep Serra é bacharel em Letras e Mestre em Antropologia Social pela UnB, doutor em Antropologia pela USP. Estagiou no Centre Louis Gernet da École de Hautes Études en Sciences Sociales, a convite de Pierre Vernant, sendo lá orientado por Pierre Vidal-Nacquet. Tem pós-doutorado em Literatura e Cultura. Ensinou Língua Grega na UnB, em cursos de graduação e pós-graduação, na qualidade de membro do Centro de Estudos Clássicos fundado e dirigido por Eudoro de Sousa. Ensinou Língua Portuguesa e Introdução à Filosofia na Faculdade Católica de Ciências Humanas de Taguatinga. Aposentou-se como Professor Associado da Universidade Federal da Bahia, onde ensinou nos Departamentos de  Sociologia e Antropologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas.