Professora e acadêmica Evelina Hoisel lança novo livro

A Civilização Brasileira e o Instituto de Letras da UFBA convidam para o lançamento do livro “Teoria, crítica e criação literária – O escritor e seus múltiplos”, da renomada professora de Teoria da Literatura, Evelina Hoisel, no dia 29 de agosto (quinta-feira), às 17horas, no Instituto de Letras da UFBA, no Campus de Ondina – sala de Defesa da Pós Graduação (Rua  Jeremoabo, 147, Ondina,Salvador, Bahia)

O lançamento terá mesa redonda com a autora, tendo como convidados Antonia Herrera (coordenadora), Evando Nascimento (diretor da coleção), Pedro Alain e Lígia Teles. Em seguida, ocorrerá a sessão de autógrafos da professora Evelina Hoisel, que é professora do Instituto de Letras da UFBA, ex-presidente da Academia de Letras da Bahia e membro da Academia de Ciências da Bahia.

Segundo a sinopse de lançamento, no seu novo livro, a professora Evelina Hoisel apresenta questões essenciais que permeiam o universo da teoria, da crítica e da criação literária, principalmente a noção do escritor e seus múltiplos, desdobrados nas funções de crítico, intelectual e professor. Autores como Silviano Santiago, Haroldo de Campos, Décio Pignatari, Affonso Romano de Sant’Anna, Judith Grossmann e Evando Nascimento, entre outros, são abordados sob o prisma de questões contemporâneas, segundo aspectos de autobiografia, autoficção e bioficção, temáticas decisivas para a literatura no século XXI. Sublinhe-se a perspectiva interdisciplinar dos estudos literários em relação à Filosofia, em particular pensadores franceses como Jacques Derrida, Michel Foucault, Gilles Deleuze e Roland Barthes.

Evelina Hoisel é autora de vários livros e participa também de coleções com outros autores. Entre essas publicações, destaque para Supercaos: os estilhaços da cultura em PanAmérica e Nações Unidas (1980), A leitura do texto artístico (1996), Grande sertão: veredas – uma escritura biográfica (2006), Viagens – Vitorino Nemésio e intelectuais portugueses no Brasil (2007), As formas informes do desejo: Helena Parente Cunha (2010), Poesia e memória: a poética de Myriam Fraga (2011), Jorge Amado nos terreiros da ficção (2012) e Jorge Amado: 100 anos escrevendo o Brasil (2013).

Professora titular da UFBA, junto ao Departamento de Fundamentos para o Estudo das Letras, no Instituto de Letras, desde 1971, Evelina Hoisel atua nos cursos de Graduação e de Pós-Graduação do Instituto de Letras – Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística, e da Escola de Teatro – Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFBA. No Instituto de Letras, foi coordenadora do Curso de Mestrado em Letras, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística e, por dois mandatos consecutivos, foi diretora do Instituto de Letras. Foi editora e co-editora da revista Estudos Lingüísticos e Literários e é membro do conselho editorial de várias revistas acadêmicas, de instituições locais e nacionais. Também desenvolve atividades de pesquisa junto ao grupo “O escritor e seus múltiplos: migrações”.

Anúncios